segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Paradigmas há muitos...


Não seriam necessários grandes estudos, elaborados ou não por reputados especialistas de conceituadas instituições, para sabermos que a economia paralela representa um valor assustador em relação ao PIB do país. Nem, tão pouco, que constitui uma das principais causas de muitos desequilíbrios da nossa sociedade. O seu combate devia constituir um desígnio nacional e uma das principais apostas de qualquer governo que tivesse tempo - ou bom senso, talvez – para ver mais longe que o horizonte eleitoral.
Podia, também, servir de pretexto para a actuação de um desses auto intitulados movimentos de intervenção cívica que, de vez em quando, surgem por aí a promover causas aparentemente nobres. Quem sabe a capacidade de mobilização dessa malta não produzia resultados surpreendentes capazes de equilibrar o défice ou, menos provável, de levar o governo a ser mais simpático com aqueles que não podem fugir às garras da máquina tributária.
No actual cenário a vida parece sorrir aos que vivem à margem da realidade fiscal. Poucos sentirão qualquer espécie de apelo, patriótico ou outro, para depois do canalizador, o electricista ou o limpa-chaminés terminarem um serviço pelo qual cobraram cem euros, ainda desembolsar mais vinte e três. A somar, muito provavelmente, a outras centenas ou milhares que o governo já lhes sacou no ordenado e nas dezenas de impostos e taxas que pagamos a toda a hora. Pelo menos enquanto não mudar o paradigma. Que é coisa que, por estes dias, fica sempre bem dizer. E escrever.

4 comentários:

  1. Não sei porque não é tributada a economia paralela. Quer dizer, é olhar para a economia real e a paralela está mesmo ao lado, certo?

    ResponderEliminar
  2. Estou totalmente de acordo mas o exemplo deveria ser dado por quem nos (des)governa porque a corrupção política aumenta, os desvios é o que se sabe e ainda mais grave a "despesa pública aumentou em vez de ter diminuído". Não me venham dizer que é proveniente do elo mais fraco dos funcionários públicos...mas nas mordomias dantescas e agoniantes, onde incluo reformas acumuladas com ordenados (dizem que acabaram mas não acredito) de milhares de topo!

    ResponderEliminar
  3. Nos países nórdicos roda pelos 5%... é cá uma diferença!!

    ResponderEliminar
  4. 88dabulota9:06 da manhã

    antunano
    As coisas mudaram para pior. Nos tempos ido, primeiro poupava-se e depois comprava-se o q se podia. Quando o 25abr chegou havia a poupança de 30 anos atrás, 800 toneladas de ouro e 25 biliões de euros, ao valor de hoje. Depois, o nacional bandalhismos esbanjou todo esse em 2 anos, esbanjou o q se produziu e o q veio dos subsídios e agora estamos a gastar o q devemos produzir daqui a 30 anos.Conclusão. Esta corja q se tem governado, desbaratou em 30 anos a poupança de 90 anos. E são democratas e socialistas. Putas q os pariu a todos.

    ResponderEliminar