quarta-feira, 4 de março de 2015

Plástico bom e plástico mau

O ministro que supostamente tutela a área do ambiente continua a insistir que o Estado vai mesmo arrecadar os quarenta milhões de euros previstos em sede de orçamento, com essa coisa da taxinha sobre os sacos de plástico. Deve ir deve. Meu não leva nem um cêntimo e, acredito, bem poucos serão os que se vão sujeitar a pagar essa taxa absurda.
O problema é que o stock de sacos de plástico cá de casa começa a cair para níveis perigosamente baixos. Está, por assim dizer, a chegar ao fim. Significa isso que terão de ser encontradas alternativas para o acondicionamento dos resíduos domésticos. Daí que tenha dado uma vista de olhos pela oferta disponível no âmbito dos artigos destinados a forrar o balde do lixo. Ora essa actividade deixou-me algures entre o estupefacto e o irritado. Constatei que, afinal, o preço de cada saquito – daqueles vendidos aos rolos - anda pelos seis a oito cêntimos. Quase o mesmo preço dos outros que antes eram de borla. O que acarretará uma despesa anual de 22 a 30 euros.
Ainda mais irónico é que, para não prejudicar o ambiente, passei a usar sacos reutilizáveis para transportar as compras. Entre as quais, talvez um dia, se incluam os sacos de plástico para o lixo.



2 comentários:

  1. Foi a única notícia que ouvi ontem no "Contas poupança da SIC". E tive de rir...também da minha parte não levam 1 cêntimo.

    Para o lixo comum comprei há bem pouco tempo 10 rolos de 20 sacos, no chinês como é óbvio:) e diz lá se eles são burros...a 0,50 cêntimos, ou seja baixaram 0,10 cêntimos! Para o reciclado ponho nos transparentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os preços que menciono são os das grandes superfícies daqui. Mas, para mim, um cêntimo já é caro! Estou como dizia a minha avó: É cara comida para estudantes...

      Eliminar