sábado, 25 de outubro de 2008

O fim dos blogues

“Os blogues estão a morrer, estão ultrapassados”. Quem o afirma é o especialista em internet Paul Boutin, que vai mais longe e aconselha mesmo quem já tenha um blogue a encerrá-lo.

Esta parece-me ser uma opinião perfeitamente idiota. Se, por um lado, a credibilidade dos especialistas – seja qual for a especialidade - já conheceu melhores dias, por outro, isto de ser especialista em internet não é algo que me suscite grande confiança nem as suas previsões, porque afinal é disso que se trata, se afiguram minimamente próximas da realidade ou relativamente perto de um conceito a que habitualmente chamamos coerência. A prova disso é que o dito senhor mantém um blogue e não consta que tenha intenções de o encerrar…

Os blogues são cada vez mais um meio de comunicação e de divulgação de factos e ideias onde, não raramente, surgem os temas que mais tarde farão as notícias de telejornais e as manchetes da imprensa. É verdade que podem, igualmente, ser espaços ocupados por quem não tem mais nada que fazer e desata a escrever alarvidades só porque tem a mania que, de quando em vez, escreve umas coisas com relativa piada. Mas esses estão condenados a ter cinquenta visitas por dia, porque a generalidade dos leitores gosta é de blogues onde se pratica um humor inteligente, com muitos gif’s animados – porcos a andar de bicicleta ou bonecas a dar à perna, por exemplo – e com muitas fotomontagens do Sócrates aos beijos ao Cavaco. Isso sim, são blogues de qualidade e futuro garantido!

4 comentários:

  1. Faço é um pergunta difícil (para mim seria)

    mas onde se alojam os blogues ? Quantos blogues existem no mundo inteiro e quantos post por dia se fazem ?

    Toda essa documentação tem que estar alojada num sítio qualquer, quem cria esses servidores ? quem faz a sua manutenção ?
    Tudo isso à borla, ninguém paga para ter blogues (eu estava lixado mais os meus vinte e tal blogues)

    Olha pronto vou fazer um post sobre isso

    ResponderEliminar
  2. Paul Boutin esteve para abrir um blog para explicar o porquê de os blogs estarem a morrer... mas depois viu que isso não ajudava muito a sua teoria e voltou atrás.

    Parece-me que fez bem.

    ResponderEliminar
  3. "Eles" não estão a morrer, antes pelo contrário, mas mais dia menos dia "os tais" que nós sabemos tudo farão para os matar.É que a maioria
    deles estão a tornar-se muito incomodos com o levantar de questões que não convêm.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Os blogues morreram. Vivam os blogues!

    ResponderEliminar