domingo, 11 de outubro de 2009

IP2 novamente chumbado

O traçado alternativo para a variante a Estremoz do IP2 apresentado pelas Estradas de Portugal foi, tal como já havia acontecido com a primeira versão, chumbado devido ao impacto ambiental negativo e irreversível que produziria na zona que iria atravessar.
Tenho o maior respeito pela natureza. Sou, até, incapaz de arrancar uma florzinha ou esmagar um caracol. Gosto igualmente do sossego e desagrada-me ter centenas de automóveis a passarem a poucos metros do meu quintal. Compreendo por isso que alguns se sintam igualmente incomodados com a perspectiva de terem relativamente perto da sua habitação - seja ela a primeira, a segunda ou a terceira - todo o desassossego causado por uma via de trânsito, verem destruídas umas quantas flores – lindíssimas de certeza - e arrasado o habitat natural de uns quantos rastejantes raros e amorosos. Percebo ainda melhor que eventualmente - e nem estou a dizer que o façam - se movimentem junto de todos os seus conhecimentos e amizades com o intuito de preservar a sua qualidade de vida que, calculo, não lhes tenha saído barata. Tal como não sairá a sua manutenção, presumo.
Continuaremos, assim, a ter durante mais alguns anos um volume de trânsito elevadíssimo junto a escolas, centro de saúde e parque desportivo, onde diariamente passam milhares de pessoas sem que isso constitua preocupação de maior para quem tem de decidir estas coisas ou para aqueles que a elas se opõem. Que interessa o transtorno de tantos e o risco de vida de muitos se a alternativa é estragar o "meu" sossego?! Principalmente quando "eu" tenho dinheiro para o pagar.

1 comentário:

  1. O desenvolvimento e progresso trás sempre impactos, temos é de saber minimiaza-los, tal como o KK protejo e cuido do ambiente, mas também observo muito e vejo que todos os bichos (seres vivos) têm uma coisa fantástica, que é a ADAPTAÇÃO e evolução!
    Note-se o que foi dito e manisfestado, quando se construiu a Ponte Vasco da Gama: impactes e impactos.
    Agora passados alguns anos o que se verificou?
    - ADAPTAÇÃO!
    Se continuarem a "atrofiar" os acessos a Estremoz, é lógico que as "gentes" saiam e que a "desertificação" seja 1 realidade.
    Por isso é urgente aprovar essa via, IP2.
    As gentes que se manifeste, que lute, que grite porque quem fala dá nas vistas e entra no "boca do mundo" e para as calar, faz-se algumas vontades...
    Penem quem e reflictam quanto aos impactos e impactes ambientais, não se esqueçam da ADAPTAÇÃO E EVOLUÇÃO ANIMAL!
    sem mais...
    MFCC

    ResponderEliminar