quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Estranho sentido de humor...

Circula pela internet um vídeo em que, alegadamente, uma obscura actriz brasileira -Maitê Proença, diz que é assim a sua graça - tece considerações pouco abonatórias em relação a Portugal e aos portugueses. Como não podia deixar de ser milhares de internautas, ofendidos com as opiniões expressas pela senhora, estão a tentar criar uma onda de indignação por considerarem tais afirmações ofensivas e, pasme-se, escandalosas.
Patético. É o que de mais simpático me ocorre dizer acerca desta indignação. Pior, mas muito pior do que é dito pela apresentadora no pequeno filme, são as desconsiderações sob a forma de anedota e as piadolas parvas que todos os dias os agora indignados lusitanos contam acerca dos alentejanos. Por mim, que vi o vídeo, não me sinto mais ofendido do que quando ouço um qualquer papalvo chamar burros, mandriões e outras coisas piores a quem nasceu no Alentejo. E, não. Não me venham com essa história do gajo inteligente e com sentido de humor que sabe rir de si próprio.
A essa cambada de virgens ofendidas é permitido dizer mal de tudo e de todos, contar anedotas e humilhar os outros, mas quando são eles os pretensamente ofendidos “aqui d’el rei que me estão que me estão a ofender” ou, como diz o outro, “ai, ai, ai, ai, ai…que não pode ser!” Por mim, enquanto português, não me sinto ofendido nem insultado. Tenho a inteligência bastante para saber que sentido de humor não me falta e rir de mim próprio é coisa que não me envergonha. Lamentavelmente a essa malta que se anda a indignar com as declarações da brasileirinha é que parecem faltar todos esses atributos.

5 comentários:

  1. Esta sra. minúscula, que se julgava culta demonstrou o quando é parva, inculta e analfabeta, entre outras inqualificações que não encontro agora.
    Vejamos assim:
    - O nº 3 ao contrário em Sintra, foi colocado, consoante a imagem demonstra já há muitos anos (portal velho) e toda a vida houve enganos, lá no "Brasiú", por ser não sei quantas vezes maior do que Portugal, devem-se encontrar o mesmo erro em proproções de googles de vezes superiores ao nosso...
    - Nem sabe que em frente aos Jerónimos fica o Rio Tejo e não o "mar".
    - "Por detrás desses pinheiros", vê-se que a sra. conhece muitas árvores... Digo pinheiros!
    - Dentro dos Jerónimos não temos os corpinhos de quem ela diz... Estão vazios...
    - 1º nem sabe que se diz Claustro em vez de "pátchio" (pátio).
    - E a "internetche", não funcionou mandou vir 1 técnico... Capivara era a sra. que achou que devia inferiorizar o "porrteiro", como e o Homem não podesse ser 2 expert em informática do que ela... Da próxima fica 'debaixo da ponte' e já é muito bom!
    - Meteu nojo ao cuspir igual ao "monstro" do fontanário. Mostrou aquilo que é: um MONSTRO de capivara sem educação e instrução!
    Esta sra. desceu ao ponto mais baixo, na minha consideração e talvez na de todos os portugueses...
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. concordo em absoluto contigo e mais te digo que, tendo visto o vídeo, achei que foi muito parca em adjectivos para nos classificar, pois cá eu já nos classifiquei bem pior.

    ResponderEliminar
  3. MFCC

    Pese tudo isso não passa um dia que alguém não diga coisas muito piores dos alentejanos...e ninguém se incomoda!

    ResponderEliminar
  4. ... dou-te muita razão em tudo o que dizes, mas lá que a gaja é burra que nem um penedo... lá isso é!

    lol

    Eu já não gostava dela nem da maioria dos brasileiros, por isso.. que me da igual!

    ResponderEliminar
  5. Caro KK eu já me ri às custas das anedotas dos "alentejanos".
    Sei bem como são e conheço centenas de anedotas à vossa conta, sobre a suposta "eterna preguiça" e incompreenção das coisas, mas isso é aplica-se aos "inventores" das anedotas, é como eles são...
    Temos é de saber ultrapassar não dar ouvidos e gozar dos mesmo e contar a mesma anedota na versão das terrinhas dos que nos contaram... Eles ficam danados!
    A Maitê veio pedir desculpas ao nosso país e em ajuda da referida sra. veio o Miguel Sousa Tavares dizer que somos 1 país atrazado e sem sentido de humor...
    A única coisa boa deste sr. são os livros que escreve...
    KK aproveite este blogue e faça justiça contra as anedotas dos "alentejanos" e não se esqueça que os habitantes de Almada até o Algarve, vivem "ALÉM TEJO", por isso são também ALENTEJANOS!
    Use isto...
    Vai ver muita boa gente se picar...
    1 vez tava eu com umas lindas botas floridas, e uma invejosa fez 1 comentário depreciativo, do genero: "Parece as botas da Floribela..." E sabe o que eu respondi? "É preciso ter MUITA CLASSE para usar umas botas destas e não parecer a Floribela!" ´(zero comentários, porque lhe faltava a dita classe)!
    MFCC

    ResponderEliminar