terça-feira, 20 de outubro de 2009

No dobrar - e no lamber - é que está o ganho

Existem actividades, chamemos-lhe assim, bem remuneradas neste país. E se calhar no estrangeiro, também. Burlar os outros é uma delas. Mas é igualmente um pleonasmo porque ninguém se burla a si mesmo. Vem este arrazoado idiota e pouco menos que incompreensível a propósito da anunciada possibilidade de qualquer um, com relativa facilidade e pouco engenho, poder auferir a simpática quantia anunciada na imagem ao lado. Para tanto, promete o putativo burlão, necessitará apenas de efectuar procedimentos básicos como dobrar circulares, introduzi-las num envelope, pespegar uma lambidela ao dito e enviá-lo para o destinatário.
Claro que a coisa não é assim tão simples. Trata-se somente de mais um esquema manhoso dos muitos que em tempos difíceis – e se calhar até nos fáceis – é urdido por quem tem uma relação inconciliável com a honestidade e uma grande vontade de ganhar “algum” sem grande esforço. A burla continua a funcionar, mesmo após tantos anos de uso, porque muitos outros, sem a manha dos primeiros mas com a mesma vontade de ganhar dinheiro fácil, acabam por cair na esparrela após fazerem a rápida multiplicação por quatro da quantia prometida e chegarem a um bonito número que corresponderia ao seu hipotético ganho mensal.
Desconfio que anúncios onde se oferecem outro tipo de empregos, em que se tenha de usar mais a força dos braços que a agilidade da língua, não obterão tantas respostas. É uma questão de preferência. Embora, neste como noutros casos que agora não vêm ao caso, fosse preferível usar a cabeça.

2 comentários:

  1. Eu fico atónita, quando vejo que ainda HÁ gente idiota, parva, inocente (?!), que acredita nestes anúncios, já tantas vezes utilizados, falados, relatados e anúnciados em todos os noticiários nacionais e internacionais.
    Os quais chamam a atenção das pessoas mais vulneraveis para não cair nestas "ganhos faceis e empregos mirabolantes, com ordenados fabulosos", e ainda do tipo "contos do vigário".
    Não devia ser permitido anúnciar publicamente este tipo de anúncios.
    Aproveito a 'deixa' de burlas, para ir aos "assaltos, roubos, voiolência"... E aconselho a todos os cabeleireiros, para não comprem cabelos aos "ladrões", (vale 1€uro à grama), mas sim, abordar directamente as pessoas que tenham cabelos compridos em bom estado e oferecer 1 quantia apelativa às ditas proprietárias.
    Fazem-se tantas leis... Porque não fazer mais uma contra este tipo de "coisa"?
    É mais uma das minhas opiniões...
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. Em tanta coisa lambida nesta vida, é que está o ganho... (!)
    MFCC

    ResponderEliminar