sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Aprendizes de burlão

Por norma os burlões costumam ser gajos espertos. Por vezes também inteligentes. De nenhum desses atributos parece ter sido dotado o indivíduo que me enviou um destes dias este e-mail, onde me dá conta de uma pretensa divisa a uma empresa de telecomunicações da qual nem sou cliente. Segundo sei, foram muitos os portugueses que receberam igual mensagem que, ao que consta, se limitaria a pedir diversa informação pessoal a quem abrisse o link.
O roubo de identidades, aparentemente o intuito deste estratagema, é um problema sério, muito em voga e que pode trazer consequências bastante complicadas para a vítima. Analisando a relação risco/lucro pode dizer-se que este é um tipo de crime onde o risco de ser apanhado é baixíssimo, quase desprezível, enquanto os proveitos obtidos dependem apenas dos limites que o criminoso impuser à sua ambição.
No caso em concreto, embora o plano não pareça mau, a competência demonstrada deixa muito a desejar e revela claramente que o meliante é aprendiz ou burro. Quando se pretende ludibriar alguém deve sempre partir-se do princípio que o potencial ludibriado não é parvo de todo e que prestará o mínimo de atenção a alguns detalhes. Logo haverá que evitar erros crassos como, para citar apenas um, o português empregue na elaboração da mensagem. Era capaz de não ser má ideia a criatura frequentar mais umas aulas de língua portuguesa. Dessas que agora por aí há para estrangeiros.

5 comentários:

  1. Tou "farta" de dizer que nunca vi tanto iletrado com o 12º Ano como agora... Pode até nem ser o caso deste SR.!
    Eu mando sempre tirar a 4ª classe de adultos.
    O português aqui empregue é macarrónico.
    Mas a intenção foi inteligente, tenho de reconhecer...
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. também recebi uma dessas!

    ResponderEliminar
  3. Todos os dias recebo e-mail iguais ou parecidos com este. Vêm de todo o mundo e, geralmente em inglês ou português macarrónico...É um espectáculo... já emcaminhei alguns para a PJ...
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  4. Também recebo bastantes. O texto não é escrito por Portugueses: usam um tradutor automático na Net como babylon.

    Um interessante, provavelmente com vírus, vinha aparentemente da PSP para ir a um interrogatório devido a um crime público.

    São imaginativos.

    ResponderEliminar
  5. Todos os dias me chegam esses tipos de email. Tem todos o mesmo caminho, para trás para o remetente.

    ResponderEliminar