segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reciclar não é "chique"?!


Os moradores da zona da cidade onde esta foto foi obtida não são propriamente pessoas incultas, iletradas, sem acesso à informação ou que desconheçam os procedimentos básicos que se devem seguir para efectuar a separação dos resíduos sólidos urbanos. No entanto, por alguma razão que a própria razão terá dificuldade em explicar, adoptam de forma reiterada a prática que a imagem demonstra, evidenciando um lamentável desprezo pela comunidade e um comporatmento cívico abaixo de miserável. Nem sequer se tratará de comodismo. Dada a distância a que se encontra o eco-ponto será antes uma atitude provocatória. Uma espécie de rebeldia parva, talvez. 
Em causa não está apenas o lado ecológico da questão. Mais do que esse aspecto choca-me o quanto, desnecessariamente, isto nos custa a todos em termos económicos. Para lá dos custos inerentes à recolha, que são bastantes, cada quilo de lixo indiferenciado - todo o que não é depositado nos eco-pontos - que é recolhido e depositado no aterro sanitário, é pago pelo Município quase a peso de ouro. Preço que, naturalmente, a autarquia faz repercutir na factura da água que, pelo menos alguns de nós, pagamos mensalmente. Ou seja, de cada vez que alguém não recicla tudo o que pode ser reciclado, estamos todos a pagar. 
Este é apenas um pequeno - pequeníssimo e insignificante - exemplo do que podemos fazer pelo país e de como o comportamento negligente de alguns tem reflexo na carteira de todos. E se num bairro onde habitam, em número significativo, pessoas de escolaridade elevada ou com algum destaque social se vêem coisas destas, não será difícil imaginar um cenário desolador noutros locais com realidades sociais bem piores.

2 comentários:

  1. Tenho que discordar...as vezes o ter estudos não é sinonimo de inteligencia!!!

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo o que dizes, de facto o comodismo sobrepõe-se ao civismo, mas além de concordar com o comentário de A Bolotinha, também te digo e ontem aconteceu na zona da minha filha, por vezes os eco-pontos estão cheios e fui eu que peguei nos respectivos "plásticos e cartão" (tal como a tua 2ª foto" e coloquei ao lado dos respectivos eco-pontos.

    Aqui onde moro, sim acontece muitas vezes esse comodismo e refilo sempre que me deparo com alguém que chega ali e pimba no "chão"...

    ResponderEliminar