terça-feira, 24 de maio de 2011

Ignorância selectiva

Pedro Passos Coelho manifestou, não sei ao certo quando mas foi um dia destes, o seu desagrado perante o que considerou ser o facilitismo das Novas Oportunidades e a maneira como rapidamente se obtém um diploma ao abrigo daquele programa. Salientou, inclusive, que se trata tão somente de certificar a ignorância. Embora, mais tarde e perante o aproveitamento politico que os adversários fizeram da questão, tenha vindo esclarecer que não era bem isso que queria dizer e que a intenção foi denunciar as acções propagandisticas patrocinadas pelo governo. 
Terá PPC alguma razão quanto a esta matéria. Muita, até. Toda, pronto. Mas podia ter alargado o seu conceito de ignorante a muita outra gente – jovem, praticamente toda – que conclui o nono ano sem saber ler ou escrever. Malta que apenas frequenta um estabelecimento de ensino porque a isso é obrigada, que só vai à escola para roubar, agredir ou para que os pais recebam o rendimento mínimo e tenham assim um meio fácil de subsistência sem se esforçar muito. Toda uma imensa cambada que, no fim, leva como prémio um certificado do nono ano de escolaridade. E nem vale a pena a intelectualidade contrapor com argumentos bonitos e muito rebuscados, porque toda a gente sabe que é assim. 
Veja-se o caso de um vídeo que corre pela Internet, em que duas alunas agridem uma terceira, e que terá sido feito e colocado on-line por um jovem de dezoito anos que, segundo rezam as crónicas, terá o sétimo ano de escolaridade e frequentará um curso profissional. Que, suponho, no final lhe garantirá o nono ou mesmo o décimo segundo ano. Para PPC, presumo, neste caso, não estaremos a certificar a ignorância. Quero acreditar que ele será, no final do curso, um excelente profissional naquilo que aprendeu – realização cinematográfica, por exemplo – mas daí a merecer o certificado do ensino secundário, vai uma grande diferença. Entre o diploma deste jovem e o de um adulto das Novas Oportunidades, por mais que me esforce, não vislumbro diferença significativa. Mas isso sou eu, que não passo de um ignorante. Já PPC simplesmente ignora esta realidade. E outras, também.

3 comentários:

  1. E o que pensa o KK?
    - Devemos votar PS ou PSD?

    ResponderEliminar
  2. Neste - e sublinho neste - PS, NUNCA! De resto venha o diabo e escolha, até porque o programa de governo já está feito. Tal como nós também estamos feitos.Só que a maioria ainda não sabe.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão no que dizes no post e no teu comentário, porque esta campanha tem sido UMA NÓDOA e nenhum dos maiores partidos têm falado do que devem falar mas sim de m*** numa disputa nojenta pelo poleiro e como vizinhos que não se entendem.
    Claro que terão de se entender e lá estão a gastar "o nosso" como entendem!

    Há falhas nas Novas Oportunidades, mas para milhares que trabalharam no duro e com imensa qualificação, conseguiram que as mesmas tivessem sido certificadas, o que acho bem. Facilitismo a jovens, sim...não servirá para nada os cursos que apresentam, porque chamados para desempenhar funções...é o que se sabe.

    Quanto ao aluno que filmou (já com cadastro criminal) e as duas agressoras e mais alguns, segundo acabei de ler já não iam às aulas há meses...e aqui questiono, melhor dizendo, pergunto o que fizeram os organismos, a sociedade e a família com estes "futuros..."? NADA! Já estão todos a aguardar a decisão do Juiz "como" irão aguardar julgamento!

    Sinceramente tenho imenso medo de uma coligação entre os actuais PSD/CDS-PP. Não votarei neles e muito menos no PS!

    O povo tem a faca e o queijo na mão, mas também precisava de uma varinha de condão!!!

    ResponderEliminar