terça-feira, 5 de março de 2013

Sei o que fizeram no governo passado...


Gosto da democracia. Não sei porquê, mas gosto. E em democracia as pessoas – o povo, portanto – escolhem quem os vai governar, nas urnas de voto através dessa coisa a que chamamos eleições. Por mim prefiro que continue assim. Mesmo que não ganhem aqueles em quem voto e ainda que os escolhidos para governar o façam ao arrepio das minhas convicções.
Quero acreditar que foi por isso que muita gente terá lutado durante o regime salazarento. Nem me passa pela cabeça que a generalidade dos que deram o corpo ao manifesto antes do 25A tivessem em mente algo de diferente. Que idealizassem um país onde os governantes não fossem eleitos em sufrágio livre e universal, mas antes nomeados por um grupo de “esclarecidos”, iluminados e auto-nomeados representantes do povo. Como antes, afinal.
Obviamente que em democracia também é legitimo pretender a queda de um governo. Que a acontecer nada terá de dramático. Elege-se outro e o assunto fica resolvido. Ou não. Porque não me parece que seja isso que muitos manifestantes – profissionais ou gente legitimamente indignada – desejam para o país. Se é que sabem o que desejam. Nem, menos ainda, representam ninguém. A não ser a eles próprios, quando muito.
Insiste-se agora que se deve ouvir o povo. Creio que a referência envolverá eleições antecipadas e não outra coisa qualquer. O que, a acontecer, levaria o PS de novo ao governo e que é bem revelador da fraca memória dos portugueses e da pouca inclinação que têm para os números. Preferem o regresso da festa. Esquecem apenas um pormenor. Já não há quem queira financiar os festejos.


2 comentários:

  1. Subscrevo 100% este teu texto. Já publiquei um post sobre a falta de memória dos portugueses e o facto desse senhor o Seguro ir afundar ainda mais este nosso cantinho, no entanto, parece mesmo que o povo não sabe o que quer.

    Saudações alienígenas

    ResponderEliminar
  2. Nem mais, amigo. Mas esta democracia está podre. Aliás, já nasceu podre. Portugal não estava preparado para a democracia quando a obteve. E mesmo hoje este povo não está nem aí para a democracia e a prova disso é ouvirmos gente dizer que não vota porque "os políticos são todos iguais", seja lá de que partido forem. E é também por isso que nas próximas eleições a abstenção vai voltar a ganhar porque muita gente vai preferir ir ao shopping ou à praia. Foi para isso que fizeram o 25 de Abril? Se sim, volta Salazar, que estás perdoado e não perdoes estes filhos da p...rostituta.

    ResponderEliminar