domingo, 17 de março de 2013

Aos bancos!


Causa-me uma certa confusão que Chipre tenha necessitado de pedir apoio internacional. Teve até há cerca de dois meses um governo de esquerda – daqueles patrióticos e progressistas, como se reclama por cá, que sabem o que é bom para o povo – pelo que seria suposto estar ao abrigo destas contingências e a salvo das manigâncias do grande capital, especuladores estrangeiros e chulos em geral. Não escapou, pelos vistos, a nenhuma delas.
Em consequência disso os cipriotas foram assaltados. Pela calada da noite, enquanto dormiam, foram vitimas de um assalto em larga escala – um arrastão, digamos - que lhes levou uma fatia significativa das suas poupanças. O crime foi perpetrado pelo governo local, sob indicações da troika lá do sitio e, começo a desconfiar, é um modus operandis que pode começar a fazer escola entre os criminosos do ramo. Um roubo com contornos semelhantes foi, como certamente alguns se recordarão, sugerido igualmente quando do primeiro resgate a Portugal. Escapámos. Se calhar para a próxima não teremos a mesma sorte.
De resto esta é uma opção que recolherá algumas simpatias – em alternativa a outros cortes – em alguns sectores políticos nacionais. Excepto, talvez, no CDS os principais partidos estão contaminados pelo vírus maoísta-blochevique transportado por muitos que, na ânsia de encontrar tacho, procuraram nos partidos do sistema o que não conseguiram obter com o PREC. E, assim sendo, não me surpreenderá muito se, em desespero de causa, o vírus desperte e a opção seja sacar umas massas a esses malandros que têm uma poupançazitas. Até porque o deles, o mais provável, é estar ao “largo”. 

1 comentário:

  1. Se essa medida se alastrar aos restantes países...os bancos vão ficar "totalmente carecas" por fuga de capitais e até os vencimentos e reformas passarão a ser pagos à moda antiga.

    ResponderEliminar