segunda-feira, 19 de março de 2012

Vão limpar Portugal


A iniciativa “Vamos limpar Portugal” está de volta. Aquela em que uma quantidade de gente se junta para alegremente recolher o lixo que uns quantos javardolas abandonam nos locais mais inapropriados. Nada de confusões com a limpeza que uma certa maralha anda, já lá vão uns séculos, a fazer ao país. Com uma eficiência notável, diga-se. Mas, escrevinhava eu, o pessoal bem-intencionado que faz agora dois anos andou a recolher o lixo, que outros deliberadamente espalharam, está de volta e tenciona recolher mais umas toneladas de resíduos de toda a espécie.
Trata-se, como é fácil constatar de um trabalho inglório. Admito que os muitos voluntários que no próximo sábado se vão dedicar a esta actividade o façam imbuídos de um invulgar espírito de cidadania. Incontáveis furos acima do meu, concedo facilmente. Ou, hipótese não negligenciável, não tem nada de mais interessante para fazer. Nem menos, talvez. Trata-se, em qualquer dos casos, de trabalhar para aquecer. Basta atentar como ficaram, pouco tempo depois, os espaços que foram limpos na anterior edição desta iniciativa.
Criaturas que deviam ter vivido no tempo em que o homem ainda habitava em cavernas e que, com o seu negligente estilo de vida, provocam autênticas lixeiras como a que a imagem documenta e que pode ser observada junto às muralhas da cidade, não merecem que outros sujem as mãos por eles. A menos que a ideia passe por proporcionar aos que sujaram agradáveis momentos de diversão. Ver uns quantos papalvos recolher o lixo que eles espalharam deve ser, cálculo, motivo de divertimento.
O mesmo cenário desolador, no que diz respeito à profusão da mais variada porcaria,  pode ser encontrado noutros locais. Como as Quintinhas, por exemplo. Embora aí a limpeza, ainda que de outro género, apresente elevados índices de eficácia. Veja-se a vedação metálica do terreno contíguo. Foi limpa num ápice…  

2 comentários:

  1. há 2 anos as pessoas que andaram a limpar a zona que mostra a foto juntou o lixo de maior dimensão ali perto para o carro do lixo depois recolher! O que não não chegou a ser feito (porque segundo alguém disse na altura que "o carro não chegava lá")! No entanto sempre que os "moradores" das quintinhas refilam com um pouco mais de vigor,vai logo uma máquina do município fazer uma limpeza às expensas deste último!

    ResponderEliminar
  2. Do meu tempo da tropa na casinha dos alivios: "Limpe já o que sujou, não suje o que não limpou".

    ResponderEliminar