quinta-feira, 15 de março de 2012

E que tal pô-lo a juros?


Não falta quem ache o ministro da economia um verdadeiro totó. Talvez seja. Ou então será apenas um académico com pouca noção do que é a vida real. Um teórico, portanto. Daí que hoje tenha teorizado acerca da forma como deverão ser, de ora em diante, aplicados os fundos comunitários do QREN. Para combater o desemprego e gerar riqueza, acha ele, em lugar de servirem para construir rotundas, acrescentou.
Em tese não se afigura como uma ideia despropositada. É, até, algo que devia ter acontecido desde que o primeiro euro – ou, à época, outra unidade monetária qualquer – chegou a Portugal vinda dos cofres europeus. O pior é que não é disso que o povo gosta. E o povo, pelo menos até que o Otelo promova outra Abrilada, é que vota e escolhe quem quer ver no poleiro. Por norma aqueles que fazem mais rotundas e outras obras que não se sabe ao certo para o que servem.
Esta intenção governativa demonstra que o ministro Álvaro conhece mal os portugueses. Se o dinheiro não for repartido – coisa em que não acredito – por inúmeras obras inúteis, bacocas e de rentabilidade rigorosamente nula, voltará direitinho para Bruxelas sem ser utilizado. O que, diga-se, seria preferível a esturrá-lo ingloriamente a endividar ainda mais o país. Assim como assim começo a pensar que, se calhar, a ideia de fazer espectáculos musicais e outras palhaçadas com financiamento comunitário nem será das piores. Pelo menos sempre contribui para diminuir o desemprego entre os “artistas”. Ou lá o que lhes queiram chamar.

4 comentários:

  1. Este ministro não conhece de facto a realidade portuguesa, talvez por ter estado tantos anos fora do país, acho-o uma carta fora do baralho.

    Mas espera, estes fundos não passaram para a alçada de Vitor Gaspar?

    Na volta ficarão na gaveta, como estiveram os da agricultura, à espera que alguém os desvie sabe-se lá para onde!

    ResponderEliminar
  2. "Ou então será apenas um académico com pouca noção do que é a vida real."

    acho que esta frase "anula" toda e qualquer outra coisa que possa ser dita acerca desse senhor!

    ResponderEliminar
  3. Ele que volte para o Canadá pois que cá-na-dá!

    ResponderEliminar
  4. consegue a habilidade de ser muito ridículo...

    ResponderEliminar