domingo, 3 de julho de 2011

O Estado é um gordo comilão que recusa fazer dieta


Prevê-se que a metade do subsidio de natal convertida em imposto renda aos cofres do Estado qualquer coisa como oitocentos milhões de euros. Pecúlio indispensável, dizem, ao cumprimento das metas do défice. Será, também, uma espécie de adiantamento. Quando o Costa do BPN - e restantes amigalhaços - forem condenados a pagar ao Estado cada euro que este já injectou, mais os mil milhões que se prepara para injectar, naquele arremedo de banco, seremos todos reembolsados. E com juros, naturalmente.
Por sua vez a RTP custa aos contribuintes um pouco mais de trezentos e trinta e quatro milhões de euros por ano. No entanto, em nome dos interesses das estações privadas, não se pode privatizar e, assim, aliviar desse fardo quem ainda vai pagando impostos. Ia estragar o negócio ao tio Balsemão e aos chatos da TVI que, lixados como são, eram gajos para ir buscar outra vez a Manuela Moura Guedes. Ou porque, dizem outros, é fundamental manter um serviço público de televisão.
Por mim estou claramente dividido. Sem décimo terceiro mês ainda consigo sobreviver, mas quem me tira o inenarrável “Último a sair”, ou aqueles programas com parolos aos berros que preenchem as manhãs e as tardes do canal público, tira-me tudo. Isso sim é que é serviço público. Mas, por outro lado, o graveto dava-me um jeitão do caraças. É que sem ele vou ter de passar a beber Cergal...

5 comentários:

  1. Assim se vai vendo quem manda neste país!!

    ResponderEliminar
  2. O problema está no facto de serem sempre os mesmos a pagar os desmandos dos governantes, sejam eles o Sócrates ou qualquer outro...
    Abraço
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  3. O nosso problema é realmente a RTP, que é um sorvedouro de dinheiros publicos e ordenados chorudos para programas da treta, que nao acrescentam qualquer cultura ao povo. Mais triste ainda, é que à mesma hora há sempre programas do mesmo teor nos 4 canais nacionais. Vá-se lá escolher o melhor! Por isso é que so ouço o noticiario, de resto...

    ResponderEliminar
  4. Na RTP & Filhas só vejo "Os Prós e Contas" e na TVI actualmente só vejo "Peso Pesado" porque aprendo formas de exercício e educação alimentar. Noticiários via muito pouco e na TVI, mas cortei por completo desde que foi para lá a boquinhas Judite de Sousa.

    Portanto meu amigo, subscrevo totalmente o teu post e a RTP há muito que deveria ter sido privada, porque é mais um ponto dos vários que existem, onde "alimentamos burros a pão-de-ló"!

    ResponderEliminar
  5. E eu já bebo cergal! Mas continuo a vir aqui saborear as ironias - enquanto não tiver que pagar entrada!
    Espero que o esforço continue a compensar, nem que seja só um pouco: já vamos tendo tão poucas oportunidades para sorrir!

    ResponderEliminar