sábado, 16 de julho de 2011

Uma "brasa" no Ministério da Agricultura (*)

Mesmo colocando as mais sérias reservas quanto à sua eficácia, aplaudo as medidas implementadas pela nova Ministra da Agricultura visando a optimização dos recursos energéticos pelos serviços do seu ministério. Se, por um lado, tudo o que envolve poupança me parece bem, já, por outro, não se me afigura que o simples facto de deixar de usar gravata e, por isso, poupar no ar condicionado resolva grande coisa. Até porque a ministra já manifestou publicamente a sua condição de friorenta, o que não augura nada de bom quando, lá mais para o Outono, as temperaturas começarem a baixar. A menos que, por essa altura, seja emitida alguma ordem de serviço a aconselhar os funcionários a incluir na sua indumentária gorros, cachecóis, luvas, sobretudos e ceroulas. Ou, fica a sugestão, os serviços do ministério distribuam uma mantinha a cada colaborador. De preferência daquelas artesanais para estimular a economia das zonas rurais.
O que, de todo, me desagrada é que a alegada poupança tenha apenas como alvo a gravata. Ou, visto de outra forma, que apenas o pescoço masculino mereça ser aliviado dos apertos a que normalmente está sujeito nos gabinetes e corredores institucionais. Surpreende-me que as feministas de serviço, os mais variados grupos pela igualdade e, até, o Bloco de Esquerda, não tenham ainda vindo reclamar pela institucionalização do decote generosamente mais amplo ou da saia mais curta. Tudo, claro, em nome da poupança, da redução da pegada ecológica e, principalmente, do direito das mulheres a arejarem aquilo que muito bem entenderem.

(*) Pelo conteúdo do texto percebe-se claramente que a “brasa” a que me refiro é a temperatura. Nada de más interpretações que o respeitinho é muito bonito e isto é um blogue sério.

2 comentários:

  1. Tu és demais com esse teu humor genuíno:):):) mas deixa-me que te diga, eu que sou educada mas sem medo, que "Cristas" vai baixar as cristas de muitos e calar a boca a outros tantos!

    Pegaram pela gravata, pois claro os homens ficam mais giros, mas muitos sem conteúdo ao invés de muitos que preferem e até odeiam a gravata:):):)

    Aguardemos os próximos capítulos!

    ResponderEliminar
  2. Com tanta coisa mais importante para reduzir a despesa pública... achei a medida quase uma gozação! E ainda por cima com a pompa e a circunstância com que foi anunciada a publicitada... Acho no entanto, que devia ser equacionado era a substituição de algumas viaturas de serviço dos operacionais do minist. que fazem serviço externo, a fazer contagem de gado e afins, e que são tão velhas a cair de podres. E os funcionários, esses aguentam-se por caminhos de cabras e sem ar condicionado! E já não usam gravata há muitos anos, mas gastam dinheiro em protector solar, para prevenir doenças de pele...

    ResponderEliminar