sexta-feira, 8 de junho de 2012

Temos pena


Tenho o maior respeito por todos – infelizmente muitos – que passam por dificuldades bem maiores do que aquelas que me afectam. Nomeadamente por quem, face a situações de desemprego, doença, divórcios ou outras contingências da vida, se vê impossibilitado de pagar a prestação da casa e corre o sério risco de ficar sem ela. É, sem dúvida, um drama pelo qual todos dispensamos passar.
Apesar disso não me parece apropriado que se institua uma tolerância ao incumprimento, como pretendem alguns partidos. Tal, para além de constituir um estímulo perigoso a que se deixe de cumprir - com as nefastas consequências que daí poderão advir - será forçosamente encarado como uma injustiça em relação aos que, sabe-se lá com que sacrifícios, sempre honraram os seus compromissos perante a instituição credora.  
É notório e por demais evidente que muitos aproveitaram o crédito fácil para comprar casas desajustadas das necessidades dos seus agregados familiares. Outros tantos utilizaram o dinheiro que jorrava dos bancos para as mais variadas inutilidades. Quase todos, durante o tempo em que viveram sem dificuldades e com alguma folga orçamental, não optaram por amortizar a divida ao banco e aligeirar assim as suas responsabilidades. Pelo contrário. Aproveitaram para fazer mais créditos, ir de férias para lugares exóticos ou fazer as mais disparatadas opções em termos financeiros. Todas muito legítimas, reconheça-se. Hoje têm um problema. Temos pena.

3 comentários:

  1. Pois é meu amigo é por tudo o que dizes e pelas sucessivas borradas dos vários governos que gastaram e gastam milhões...que eu também levo por tabela como milhões que não se endividaram e muito menos conseguiram alguma ver juntar um tostão.

    Mas hoje a maior fatia é que referes no primeiro parágrafo e já passei por isso...já passei por tantas...e é triste que com tantas medidas...o Estado continua a gastar mais do que devia e não me venham com tangas que é pelas ajudas sociais!

    Mas concordo que se "institua uma tolerância ao incumprimento" e não julgues que se fosse aceite...seria para todos...jamais!

    e fico-me por aqui...

    ResponderEliminar
  2. Totalmente a contra a possibilidade de incumprimento. Tem que existir responsabilidade de quem assume um compromisso.
    Totalmente a favor da renegociação para evitar o incumprimento.

    ResponderEliminar
  3. E aumentaram mesmo os impostos!
    Lembra-se de mim?

    ResponderEliminar