sábado, 9 de junho de 2012

Feijão-verde da crise


Esta coisa da agricultura nunca foi a minha praia. Daí que a produção do meu exíguo e maltratado quintal não se possa comparar à conseguida por outros hortelões que, apesar de igualmente recém iniciados nestas lides agrárias, dispõem de outras condições logísticas e, principalmente, de jeito para a actividade de amanhar a terra. Que, diga-se, é uma expressão um bocado manhosa mas que agora veio mesmo a calhar.
Cá pelo quintal – logradouro, vá – depois das favas e das ervilhas da crise, é agora a vez do feijão verde. A sementeira foi um destes dias e, surpreendentemente, as plantas apresentam já este aspecto. Magnífico, atendendo ao seu curto período de existência. O único senão, por enquanto, continua a ser a bicharada que vai devorando as folhas e para a qual não estou a conseguir desenvolver um método eficaz de combate. Se relativamente às lesmas foi possível diminuir de forma significativa a população residente, o caso da passarada parece mais bicudo. Meia dúzia de baixas infligidas constitui um resultado insignificante face ao esforço de guerra envolvido, ao contingente do inimigo e aos estragos provocados pelos invasores.
Noutro recanto, que um destes dias merecerá igualmente destaque, crescem – pelo menos assim espero - pepinos, courgettes, batatas e morangueiros. Com sorte o único morango que conseguiu vingar será comido em breve.

4 comentários:

  1. Vejo que a horta está bem composta! Muito bem.
    Tivesse eu no meu quintal daí um pedaço de terra e certamente faria o mesmo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Estes teus relatos fazem-me rir à gargalhada e por falares em morango...pois...a cerejeira da filha o ano passaram deu uma carrada de cerejas: 3...sim apenas tristes 3:) e este ano 4, está a evoluir e sempre que lá ia fazia a caça aos caracóis tão pequeninos, mas não levaram a deles à avante.

    Pois é meu amigo ontem todos lampeiros iam provar as cerejas...e - GARGALHADAS - só havia uma...cadê as outras? quem gamou? oh que caramba!

    Lá continuam 8 pés de courgettes e as respectivas já estão bem grandes, 10 pés de batatas (não faço a mínima ideia quando estão boas para serem apanhadas é quando a rama fica amarelada? diz-me pá), alface...e fiz o que este meu vizinho disse e que já te contei e realmente as lesmas e caracóis e a porcaria das lagartas verdes desapareceram daquela zona.

    Os pássaros, sobretudo os melros e pardais não se atrevem porque uma das gatas é a guardiã da "horta da super crise" e ainda há dias lá foram dois caçados. Não percebo é como é que ela apanha-os e não estraga nada da horta.

    Ah esqueci-me do pé do xuxu ou chuchu que o meu genro fez uma espécie de grade para ele não invadir tudo, vai-se enrolando e está lindo e já com 6:):):)

    Mas as tuas plantações batem as minhas e estão enormes pá:)

    ResponderEliminar
  3. André Miguel

    O pior desta coisa da horta é cavar...Não me lembro de actividade que mais deteste. Já quanto ao resto, nomeadamente comer o que produzo, acho uma maravilha!

    ResponderEliminar
  4. Fatyly

    As batatas arrancam-se quando a rama começar a ficar murcha. Boa colheita!

    Qualquer dia - o primeira talvez amanhã - publico uns posts acerca das actividades destrutivas, quase todas, que vou desenvolvendo lá pela courela...

    ResponderEliminar