domingo, 20 de maio de 2012

Osga alentejana


“Como se alimenta uma osga alentejana” interrogava-se uma das almas que aqui veio parar através da pesquisa do Google. A questão é assaz pertinente e, agora que penso nela, merece uma reflexão mais cuidada. Importa saber, antes de mais, se a criatura tem intenção de alimentar o bicho ou se pretende apenas informar-se quanto à maneira como o réptil faz as suas refeições. A verificar-se a primeira hipótese é provável que estejamos na presença de alguém que adoptou, ou pretenderá adoptar, uma osga como animal de estimação e esteja indeciso quanto ao tipo de ração a comprar. Ou, no caso da segunda premissa, podemos estar perante um extremoso dono que caçou uns quantos insectos e não sabe agora a melhor maneira de os dar a comer ao bicharoco.
A parte que me deixa verdadeiramente inquieto é a “raça” do animal. Na verdade osgas não faltam no Alentejo. Só no meu quintal mato umas dezenas delas por ano. O que, acho eu, não quer dizer que exista um tipo de osga que possa ser considerada como “alentejana”. Nem, a existir, que possua hábitos alimentares diferentes das restantes da sua espécie. Digo eu, porque às tantas ainda aparece por aí alguma apreciadora de ensopado de borrego e de um bom tintol da região.
Seja como for, caro leitor interessado em saber “como se alimenta uma osga alentejana”, experimente dar-lhe insectos alentejanos. Deixá-la sossegada – à noite, quando elas procuram alimento - perto de uma lâmpada acesa, também é capaz de não ser má ideia. Ou, mas isso sou eu a dizer, agarrar numa vassoura e mandar o bicho desta para a melhor pode igualmente ser uma hipótese a considerar.

4 comentários:

  1. Já não mato osgas vai para 20 anos. São úteis, comem insectos potencialmente perigosos. Mas calculo que viver com uma colónia de osgas em casa não é coisa que agrade. A mim não me agradaria, certamente. EM Portugal existem dois tipos (ou espécies?) de osgas. Um deles ocorre em todo o país e o outro apenas no Sul (Alentejo e Algarve).

    ResponderEliminar
  2. LOL!!!!
    O que eu me ri com esta posta...

    ResponderEliminar
  3. Piores são os COELHOS

    mas semptre se comem
    As osgas são amigas do agricultor
    apaesar de rastejantes

    ResponderEliminar
  4. Tu matas dezenas delas? NÃOOOOOO pá elas são necessárias e não fazem mal algum! Eu não mato qualquer osga, mas não sabia que são alentejanas - ao o que eu gargalhei:)

    Deixa isso para lá:)

    ResponderEliminar