quarta-feira, 23 de maio de 2012

A culpa é dos factores


Acho uma imensa piada aos fulanos que, de forma quase sempre patética, tentam explicar os números que reflectem, nas mais diversas áreas, o que tem vindo a ser a actividade governativa nos últimos anos. Há sempre uns factores – seja lá isso o que for – que são os culpados das medidas que os governam tentam implementar não estarem a resultar. Ou, melhor, resultarem na catástrofe que antes facilmente se adivinhava.
Apesar de parecer evidente que a austeridade que tem vindo a ser seguida em nada melhorou as contas nacionais, não falta quem insista na necessidade de austerizar ainda mais a vida dos portugueses. É disso exemplo a ideia de reduzir de forma drástica o vencimento dos funcionários públicos. Quarenta por cento, já por aí se escreveu. Ou mais, de preferência. Pena, no entanto, a selectividade destes possidónios, para quem a única despesa pública que importa cortar é a que se relaciona com os salários dos trabalhadores. Podiam – digo eu, assim de repente e com a clarividência nitidamente toldada pela irritabilidade que estas opiniões me causam – admitir que haverá muitíssima gordura para eliminar antes de chegar ao bolso de quem trabalha. Basta olhar à nossa volta. Ler os jornais, ver as televisões ou consultar a internet, constitui um excelente exercício para descobrir para onde vai o dinheiro que está a ser roubado aos funcionários públicos. Mas isso dá muito trabalho. E poucos votos, também.

2 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente e este governo já entrou em plena campanha eleitoral!

    Não votei neles daí poder dizer o que me apetecer. Os portugueses votaram e respeitei dando o meu voto de confiança que já se desvaneceu completamente, tirando um ou outro que merece a minha credibilidade mas não podem fazer nada porque o chefe não deixa.

    Aos bolsos deles é que não vão nem aos que roubaram vergonhosamente ainda Cavaco era 1º ministro.

    ResponderEliminar
  2. Alguém lhes explique que o factor competência para governar é o mais importante.

    ResponderEliminar