sábado, 19 de novembro de 2011

Roubalheira!

Pagar é algo que me desagrada. Quando se trata de impostos, então, nem se fala. Nomeadamente quando daí não se retira qualquer lógica para além da mais descarada roubalheira. É o caso dos cinco euros que este mês me estão a ser cobrados a titulo de imposto de selo pela utilização do cartão de crédito. Mais uma invenção dos criativos das finanças – no caso os outros que lá estiveram e dos quais estes que lá estão agora em nada diferem – encontraram para nos sacar dinheiro. Os espertalhões arranjaram um esquema manhoso em que – pasmai – mesmo não tendo qualquer valor em divida e esteja a decorrer o prazo para o pagamento do extracto mensal, o portador do cartão de crédito é sempre obrigado a pagar uma percentagem sobre o valor das compras. Ainda que pague a totalidade dentro do prazo estabelecido.
Por alguma razão, que segunda-feira vou tratar de averiguar, apesar da legislação já ter mais de um ano, este foi o primeiro mês que o banco de que sou cliente se aproveitou da marosca. O roubo está legitimado por esta jóia da arte de sacar dinheiro: “Crédito utilizado sob a forma de conta corrente, descoberto bancário ou qualquer outra forma em que o prazo de utilização não seja determinado ou determinável, sobre a média mensal obtida através da soma dos saldos em dívida apurados diariamente, durante o mês, divididos por 30”. Portanto crédito gratuito por cinquenta dias foi coisa que passou à história. Tal como o meu cartão de crédito. Logo que pague o extracto deste mês vou entregá-lo ao banco. Não estou para engordar gulosos.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo alerta.
    Vou já fazer barulho e fazer a entrega do mesmo... passo a chateá-los diariamente ao balcão!

    ResponderEliminar
  2. Não tenho cartão de crédito de um banco, mas digo-te já que só alguns bancos é que cobram se não me engano há dois anos. O meu banco (como se fosse meu:))não cobra, porque sei quem o tenho e até hoje nunca cobrou nada.

    Posso acrescentar que à minha mãe que recebe pela CGD, cobraram por duas vezes, a última em 2009 oito euros e tal pelo utilização do cartão de multibanco (não tem o de crédito) e fui lá, apresentei a reclamação e devolveram e com a distinta lata de quem me atendeu que era uma forma de saber que ela estava viva. "Prova de Vida assim????" Bem não te passa pela cabeça o que fiz, até porque a reforma dela e a de pelo meu pai é por lá que recebe...o certo é que em 2010 não cobraram e este ano, até ontem também não o fizeram.

    Fazem bem em averiguar...porque pelo que li e percebi da lei é ilegal e quem movimenta a sua conta e não se debruça sobre o seu extracto...é burro! Mas atenção que há extratos em papel que são cobrados em alguns bancos, excepto se for online ou no multibanco!

    Grão a grão enche a galinha o papo e CGD é mestra nisso que passa despercebido a muitos. Comigo, aliás com a minha mãe, jamais!

    ResponderEliminar
  3. Se tiver poupanças nesse banco ameace com o seu levantamento e com a entrega do cartão de crédito, perdem mais eles que você. Por norma não falha.

    ResponderEliminar