domingo, 27 de novembro de 2011

Coisas da lavoura


Ao contrário do que a imagem pode sugerir, não se trata de uma plantação de garrafões. É, apenas, a forma que encontrei de preservar as ervilhas, que começam agora a despontar, da gula dos pardais. Espantalhos e outras artimanhas têm-se revelado incapazes de atemorizar os pequenos terroristas alados que insistem em saciar o seu apetite voraz no meu diminuto quintal. A técnica consiste em cortar ao meio um garrafão de agua, fazer-lhe diversos furos para permitir a circulação do ar e colocar sobre as plantas recém-nascidas. Quando começam a surgir as primeiras flores retira-se a protecção porque, nessa altura, a passarada já não representa qualquer perigo para as plantas.
Mesmo com todos estes cuidados a produção não será por aí além. Nem terá grande peso na redução da minha dependência alimentar face ao exterior. É antes, digamos, uma forma de me ir habituando a empobrecer com alguma qualidade. E, também, de contribuir, ainda que de forma modesta, para o empobrecimento de outros. Pela primeira vez nos últimos dez ou quinze anos, o meu quintal vai ser integralmente aproveitado para cultivar alguns produtos hortícolas, e, assim, para além de obter produtos mais saudáveis, poupar uns trocos. Poucos, obviamente, mas que a juntar a muitos outros, constituem a minha humilde contribuição para atingir o novo desígnio nacional. Empobrecer. Empobreçamos, então.

4 comentários:

  1. Tivesse eu um quintal que já há muito tinha feito, mas não tenho e tenho que comprar tudo, excepto quando gamo fruta de casas abandonadas, janelas e portas emparedadas e cujos muros estão em franca destruição.
    Mas a natureza continua a cumprir a sua missão...e é um crime ver ou deixarem estragar laranjas, tangerinas, peras e maçãs...

    Mas és um engenhocas e tu e os pardais e os pardais e tu...fizeste-me rir à gargalhada, porque na mini horta da minha filha são os melros, lagartas e caracóis. Não deitam produto quimico por causa das miúdas e sempre que lá vou ando numa caça que nem imaginas:)

    ResponderEliminar
  2. Constróis ali uma mini estufa!!
    Depois diz se resultou.

    ResponderEliminar
  3. Pois é meu caro, eu vou ter que fazer sementeiras em vasos, por este andar....
    :(

    ResponderEliminar