sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O meliante aborrecido. (Ou o jovem chateado)

Segundo relatos que refuto de absolutamente credíveis, um dia destes um conhecido meliante teria demonstrado toda a sua mágoa e desencanto com o actual sistema de segurança social. Tê-lo-á feito em plena via pública, em voz perfeitamente audível, junto de outros não menos conhecidos meliantes. Ou jovens, que parece ser agora a palavra mais adequada quando nos queremos referir a vadios e escumalha diversa.
Garantia a criatura que a vida estava difícil. A assistente social, segundo o seu relato, apenas teria entrado com cem euros. Ora isso soava-lhe quase a ofensa. O “rendimento” há muito que tinha sido gasto e para chegar novo cheque de oitocentos “eróis” ainda faltava uma eternidade. Menos mal que da renda de casa, da conta da luz e do avio da despensa já lhe tinham tratado. Mas, porra, isso não justificava tamanha avareza e, afinal, o que é que se faz com cem euros?! Nada, pois claro. Adiantava, tão convicto como irritado, que no dia seguinte lá estaria de novo. E no outro se calhar também.
Compreendo o desencanto desta malta. É, de facto, lamentável que a Segurança Social não lhes possa dar tudo o que eles querem. Até porque não querem muito. A exigência deles não vai além de pretenderem ter alguém que os governe sem terem de desenvolver qualquer tipo de esforço. Assim do tipo cama, mesa, roupa lavada e um dinheirito para droga e cervejolas, durante a vida inteira. Parece-me justo. E razoável, também. Até porque, dirão alguns, o custo disso é capaz de não chegar a um BPN. E quem paga um BPN, paga dois. Ou mais.

3 comentários:

  1. Aqui foi um corte radical e à máquina zero e os poucos recebem, como há dias ouvi que trabalhavam no duro e que não dava para ir buscar a "encomenda" . Que tristeza e pobres famílias!
    É BNP ou BPN...é que o BNP é o Parabis ou qualquer coisa do género...tu não me baralhes. Estou certa ou errada?

    ResponderEliminar
  2. O calor deve estar a afectar-me a molécula. Claro que é BPN. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Em cheio, mesmo no alvo. Subscrevo e assino por baixo.

    ResponderEliminar