segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Adivinham-se problemas para a restauração e indústria cervejeira...

Ficou-se hoje a saber que o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção baixou de forma significativa quando comparado com a mesma data do ano passado. O país não está mais rico, os portugueses também não e, portanto, esta redução terá apenas a ver com uma maior exigência quanto aos requisitos exigidos na atribuição desta prestação social. Requisitos esses que, no tempo em que a trampa Guterrista se lembrou de inventar este problema, quase se resumiam a uma barba por fazer e várias criancinha ranhosas a tiracolo. Hoje é substancialmente diferente. Diz que em certas circunstâncias já será necessário apresentar uma caçadeira de canos serrados. Embora a maioria ainda consiga aceder fazendo apenas ameaças à integridade física dos funcionários da segurança social.
Exageros e piadolas de ocasião à parte, ainda que se reconheça algum mérito no princípio que está subjacente à ideia que levou à criação deste tipo de subvenção, nem o país tem dinheiro para a suportar nem ela é aplicável em países onde hábitos como a tramóia e a chulice estão ao nível que se conhecem e praticam por cá. Há, obviamente, que procurar soluções para pessoas cujo projecto de vida passa por ter tudo à borla – desde a casa, à alimentação e a todas as necessidades por menos básicas que sejam – e que não vêem qualquer necessidade de trabalhar. Nem que seja convence-los a, de imediato, doar o corpo à ciência. Talvez assim se possam ajudar os que, por um qualquer azar da vida, precisam mesmo de ser ajudados.

4 comentários:

  1. Como passa bem esta mensagem!!

    A tramóia e a chulice que contam nas contas é a das fugas aos impostos e a das off-shores.

    As chulices no RSI existem mas são... peanuts!!

    ResponderEliminar
  2. Tocou num dos problemas basilares do socialismo: o de querer ajudar tudo e todos sem descriminações, pois não aceita que todos os indivíduos são diferentes, logo têm direitos diferentes...

    ResponderEliminar
  3. Caro mfc:

    Tem toda a razão. O RSI não passa de trocos. Trocos suficientes para pagar o abono de família a todos aqueles que - como eu - ficaram sem ele. Apesar de trabalhar e descontar há mais de trinta anos. Ao contrário dessa malta que não sabe o que é uma coisa nem outra.

    ResponderEliminar
  4. Apesar da disparidade de roubo ser enorme... não vejo a mesma sanha contra os banqueiros e administradores de empresas, que esses sim, cada um deles, podia contribyuir para lhe pagar o abono que injustamente lhe roubaram.

    ResponderEliminar