sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Remédiozinhos


Um pouco por todo o país as farmácias têm estado cheias de gente. Principalmente de pessoas com alguma idade. Ao contrário do que possam pensar os menos atentos aos telejornais e noticiários em geral não se trata de nenhuma epidemia que tenha atacado, em especial, os mais velhos. Trata-se apenas da consequência da entrada em vigor da nova regulamentação que acaba com a gratuitidade de alguns medicamentos quando comprados por idosos. Ao que parece verificar-se-iam abusos na prescrição destes fármacos e que, segundo a própria ministra, estariam a lesar o Estado numa pipa de massa. Nada que surpreenda por aí além porque, como é amplamente reconhecido, não há português que não tente a todo o custo lesar o Estado nem que não reclame contra os poucos recursos que este coloca ao  seu dispor. O que, também, não admira porque a coerência nunca foi o nosso forte. 
Andam, por estes dias, felizes os nossos velhotes. Carregam sacos repletos de medicamentos – à borla ou a preços módicos para eles mas pagos por todos os parvos que pagam impostos – e exibem um sorriso de satisfação por terem tido oportunidade de enganar o malandro do Sócras. Com a esperteza própria de quem já viveu muitos anos, tiveram a lucidez de antecipar a compra dos remédios e assim poupar dois ou três euros. Sempre dá para um maço de tabaco ou para beber um copito no quiosque xungoso. 
Provavelmente muitas das embalagens vendidas nos últimos dias vão, pelas mais variadas razões, acabar no lixo. Algumas por ultrapassagem do prazo de validade. Delas ou de quem as adquiriu.

1 comentário:

  1. O negócio entre a Industria Farmaceutica e os médicos é de tal ordem...que acredita que a maioria dos medicamentos receitados aos velhotes não são necessários.

    Porque vendem se sabem que não os vão tomar todos devido à validade? porque não um conselho?... pois o negócio não tem olhos de humanismo!

    Depois o que me mais me custa e isso é uma constante...a maioria deles vão ao Centro de Saúde (mais mulheres do que homens) só para darem dois dedos de conversa, queixarem-se de uma dor ali nas "colunas verticais":) e querem à fina força tomar algo que a vizinha toma e com resultados fabulosos.

    Sabes KK, sei do que falo e pena que não se invista mais no aproveitamento/ocupação de quem está tão sozinho e até em "lares/centros de dia com creches/infantários" que já há alguns com imensos resultados benéficos.

    Um submarino daria para quantos?

    Ontem mesmo falei com um casal octagenário que iam aviar as receitas, aliás ajudo-os sempre...e expliquei-lhes tudo direitinho e demovi-os da correria e sabes quem eu culpo para além dos auores destas medidas loucas a todos os níveis de uma cambada de aparvalhados? Os orgãos de informação!

    Para além de uma formação médica, deveria haver uma formação psicológica e cumplicidade entre médico-doente, que muitos só a praticam nos consultórios privados!!!!!

    Teria muito mais a dizer...mas esta MInistra tem feito um belo trabalho e há que haver uma fiscalização bem apertada sobre quem "gama o quê" nos hospitais públicos e onde é aplicado o dinheiro!!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar