domingo, 27 de abril de 2014

O 25 de Abril de 1974 foi uma coisa muito linda. Merecia era um bocadinho de mais respeito e de menos baboseiras

Ainda bem que esta quadra festiva do 25 de Abril já passou. A pachorra para ler e ouvir tanta baboseira acerca desta data estava mais que esgotada. Principalmente quando os autores das tiradas, como sucedeu relativamente à maior parte das alarvidades, têm tanto conhecimento do que foram aqueles tempos como eu de cozinha tchetchena.
Sucederam-se durante estes dias as comparações entre o que é o país agora e o que era em 1974. É, obviamente, muito diferente. Teria, forçosamente, de ser. Fossem quais fossem as circunstâncias. Até porque há muito, com golpe de Estado ou com uma transição à espanhola, que nos teríamos livrado do regime anterior.
Uma das comparações mais idiotas entre o antes e o agora foram as vias de comunicação. Nomeadamente a magnifica rede de estradas e auto-estradas de que, hoje, o país está dotado em contraste com o que havia naquele tempo. Culpar os capitães de Abril por isso acho manifestamente injusto. Prefiro responsabilizar o Ferreira do Amaral, o Cravinho, o Guterres, o Cavaco e o Sócrates por essa desgraça que agora estamos a pagar. Entre outros. Senão também terei de atribuir culpas ao 25 de Abril por na minha terra já não existir, como antes, um hospital. Com, inclusivamente, maternidade. Ou por o comboio já não passar por aqui. Ou por ter perdido metade da população.
Naturalmente que tudo é comparável. Atribuir a razão de todas as diferenças a um acontecimento como o 25 de Abril é que é parvo. Ou, então, simplesmente fruto da ignorância.

6 comentários:

  1. Tiro o meu chapéu e aplaudo-te de pé!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ei, KK, passou-se alguma coisa?
    Não dei por nada.

    A Fatyly aplaude de pé? Oh mulher, tu não te desiquilibres. Para não ficares como o '25 de Abril' :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestes 40 anos passou-se muita coisa. Culpar - para o bem ou para o mal - o 25 do A de tudo é que me parece manifestamente exagerado.

      Bom Domingo!

      Eliminar
  3. Agora é tentar explicar isso aos crónicos defensores do abrilismo. Antigamente era tudo mau e hoje é que é tudo fixe. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é parte pior. O pessoal da esquerdalha é intelectualmente superior. Têm a sua verdade e quem não alinhar com ela é burro.

      Eliminar