segunda-feira, 14 de abril de 2014

Desculpem qualquer coisinha...mas o que é que querem, eu também não gosto de pagar impostos!

Ontem, por volta da uma da tarde, um determinado estabelecimento comercial da área da restauração estava cheio. Repleto de clientes que, um a um, iam pagando os morfes que devorariam uns minutos depois no recesso de seus lares. O décimo freguês – o único chato que por ali se encontrava – pede factura com número de contribuinte. A funcionária arregala os olhos, engana-se sucessivas vezes, justifica a falta de prática por ninguém pedir factura com número de contribuinte e os restantes clientes impacientam-se com a demora. Culpa-se a máquina, a burocracia, as finanças mais essa parvoíce do carro e, mal o gajo que pediu a factura cruze a porta em direcção à rua, o paspalhão armado em bufo que tem a mania de se armar em fiscal. Ou pide. Ou outra coisa qualquer igualmente reprovável do ponto de vista dos labregos que se ufanam de não alinhar nessa coisa das facturas.
Por esta altura já quem me lê terá identificado o gajo que pediu a factura. Eu, obviamente. Que pouco me importo com os incómodos dos outros. Principalmente daqueles que enchem a boca de “cidadania” e outros conceitos manhosos, mas que, quando toca a exercê-la naquilo que realmente importa, preferem ficar do lado de quem se esquiva ao cumprimento dos deveres de cidadão. 

6 comentários:

  1. KK 1 Povo idiota 0
    Tem toda a razão, meu caro. Eu faço o mesmo.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes ainda faço uma entrada a pés juntos...Bom semana Observador.

      Eliminar
  2. Enquanto lia pensei mas este "gajo" está preocupado com o que lhe possam dizer ou pensar? Ufa...no final dizes tudo e continua a ser e a fazer o que todos deveriam fazer. Eu faço...o que faço não enviar para as Finanças porque compete a "todos que são pagos para isso" de inspeccionarem...que muitas vezes em vez de fazerem o que devem andam no passeio e em grandes almoçaradas onde vale tudo...e satisfeitos recebem o que recebem ao fim do mês. A mim cortam-me, como todos sofremos na pele...mas amigo...o seu a seu dono!!!!
    Estarei errada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O iva suportado na restauração é dedutível, em 15%, no IRS. Daí que obviamente não possa, não deva e nem queira, prescindir daquilo que posso usar para pagar menos impostos.

      Eliminar

  3. A questão da demora, muitas vezes prende-se porque se tiverem de introduzir o NIF , usam outro programa! Existem vários esquemas. Para detetar, façam o seguinte, deixem a operação ir quase até ao fim.. depois diz upsssss esqueci, coloque o NIF, dizem eles, tenho de apagar tudo e lançar de outra formaaaa ehehe

    Pena, não se juntarem 10 pessoas na filinhaaaa e aquilo demorar NNN tempo e se calhar começavam a fazer as coisinhas direitas!

    E posso-vos garantir, que todos os que não pedem NIF, eles conseguem apagar essas faturas todas!!!! (Existem pessoas a cobrar por isso! abrir a base de dados e apagar todas as faturas sem NIF!!!) Se posteriormente, alguém cliente, como aqui o JE colocar manualmente a factura, eles facilmente lançam depois de serem chamados à atenção pela AT

    Enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto há esquemas manhosos para tudo. Mas o que mais me revolta é que nós, contribuintes, não percebemos que é nós que estão a roubar.

      Eliminar