segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parecenças e desconfianças


Repete-se até à exaustão que Portugal não é como a Grécia e que as realidades dos dois países não são comparáveis. Há um ano, pelo menos, que ando a ouvir esta conversa. Não sei porquê, desconfio. Longe de mim pensar que o facto de andarmos uns meses atrasados em relação ao gregos, no que diz respeito intervenção do FMI e associados, não seja mais do que uma simples coincidência. Ou, sequer sugerir, que os pormenores que vão sendo conhecidos acerca do delírio colectivo que afectará a sociedade grega têm a mais leve parecença com a realidade nacional.
Provavelmente inspirada por uma reportagem publicada pelo jornal espanhol El Mundo há cerca de uma semana, a escandalizada repórter TVI em Atenas anunciava, como exemplos do que teria contribuído para o actual estado de coisas, que um hospital com três árvores no pátio teria quarenta e sete jardineiros, um organismo que dispõe somente de uma viatura terá ao seu serviço quase meia-centena de motoristas, que as filhas solteiras de funcionários públicos falecidos auferem uma pensão vitalícia de mil euros mensais e que um em cada quatro gregos não pagam impostos.
Nada disto, obviamente, ocorre por estas paragens. As noticias do que por cá se vai passando, dão-me apenas conta da existência de hospitais com muitos mais administradores do que jardineiros contratados em regime de outsourcing. Ou, quase todos os dias, da renovação completa da frota automóvel – invariavelmente topo de gama – de mais uma empresa pública. De vez em quando surge também uma ou outra noticia mais discreta que revela estimativas onde se considera que a economia paralela representará perto de vinte cinco por cento do PIB. Ciclicamente vão igualmente surgindo informações sobre quanto o país gasta com os políticos - aqueles que adquiriram o direito, porque para os outros a mama já acabou - que se vão aposentando após oito penosos anos de actividade. A maioria, ao que se sabe, vale por algumas celibatárias gregas.
Como está fácil de ver, não há mesmo comparação possível entre a Grécia e Portugal. Eu é que sou desconfiado.

3 comentários:

  1. Tive que rir. Raramente oiço os telejornais e ontem quando liguei a TVI, calhou ouvir a pindérica da Judite de Sousa a referir "exemplos" do descalabro grego...e fiquei cheia de "brotueja" (termo da minha terra, borbulhas imensa comichão) porque sendo ela casada com o Presidente da Câmara de Sintra deveria era perguntar ao marido a razão de tantos gastos inúteis nesta zona em termos de jardinagem e outras "agens"!

    Tu desconfias...e eu tenho certezas e subscrevo o teu post!

    ResponderEliminar
  2. Eu achei piada foi a um comentário do Mário Soares há dias... de que a Europa "tem que salvar a Grécia, porque não é um país qualquer... é o BERÇO da nossa civilização!"... mas isso é importante porquê?!...

    ResponderEliminar
  3. Eu estou é a ver-me grego com tudo isto!

    ResponderEliminar