terça-feira, 7 de junho de 2011

Vandalismo

Por alguma estranha razão é significativo o número de floreiras, em diversos pontos da cidade, que já não possuem o cinto metálico que originalmente ostentavam. A acção do tempo, que tudo corrói, a degradação do material ou o indevido manuseamento em eventuais deslocações, poderiam ser a causa do desaparecimento da componente metálica daquele equipamento urbano. Mas não. A julgar pela imagem haverá quem se dedique à sua metódica retirada. Sabe-se lá com que finalidade. Embora, sem grande esforço, possamos encontrar uma  meia-dúzia de boas justificações para o fazer. Assim do tipo: Aquele pedaço de latão tá mesmo a pedi-las, bora lá tirá-lo e mostrar-lhe quem manda aqui. 
Tratar-se-á, com certeza, de um crime menor. Insignificante, mesmo, no actual contexto. Mas, para quem ainda se lembra das perseguições da policia ao pessoal que se aventurava a tomar banho no lago do Gadanha ou se atrevia a roubar uma laranja das muitas laranjeiras da cidade, não deixa de constituir motivo para lamentar a enorme bandalheira em que vivemos. Ou de lastimar, como diria o outro que é um gajo que fica bem citar, a manifesta ineficácia do sistema de recolha do lixo social.

1 comentário:

  1. Subscrevo inteiramente as tuas palavras e infelizmente tudo serve, não para matar a fome mas sim o vício ou aumentar o alter-ego numa de "tá-se bem meu"!

    A bandalheira...dizes bem!

    ResponderEliminar