quarta-feira, 30 de março de 2011

"O prémio"?!

Mantive um destes dias - na qualidade de pacato cidadão, contribuinte preocupado com o destino dos meus impostos e de eleitor atento às decisões de quem me representa – uma breve conversa com um dirigente de uma conhecida agremiação cultural. O motivo da cavaqueira, não muito amena e ainda menos cordial, teve a ver com o financiamento por entidades públicas das associações culturais e do destino que a esse apoio é dado pelos seus dirigentes. 
A discordância instalou-se logo que o meu interlocutor defendeu – aberta, descarada e veementemente – que entre as componentes a financiar se devem incluir almoços, jantares, comes e bebes diversos ou festividades variadas. Mesmo quando isso não se inclua no âmbito de uma qualquer acção ou projecto do grupo – uma deslocação, por exemplo – mas em que o simples acto de dar ao dente constitua por si só uma actividade devidamente programada. Será, justificou, uma espécie de prémio e que, a não ser assim, ninguém quererá dar o corpo ao manifesto e perder o seu tempo no movimento associativo. 
Custa-me a crer que dirigentes, praticantes e outros que mantêm vivas as associações culturais e desportivas deste país, sejam uma troupe de esfomeados. Recuso-me a acreditar que a maioria dos que dão o seu melhor, quase sempre em prejuízo do seu tempo de lazer e de convívio com a família, o façam a troco de comida. Mas ainda que as entidades associativas resolvam promover banquetes todos os dias, para gáudio de quem muito bem entenderem, será lá com elas. Fazê-lo com o dinheiro obtido através do financiamento público é que entendo ser, pelo menos, imoral. Para não lhe chamar outra coisa. 
Ainda que a minha opinião tenha deixado o senhor em causa para lá de indignado, acredito que muitos pacatos cidadãos, contribuintes preocupados com o destino dos seus impostos e eleitores atentos às decisões de quem os representa, não terão grandes dúvidas em concordar comigo.

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto contigo e subscrevo, porque infelizmente é uma constante neste paraíso de chicos espertos!

    ResponderEliminar
  2. Isto para não falar em despesas completamente absurdas que vão ser facturadas ao "tosco" do contribuinte.
    As de combustível, refeições (como disse), alojamentos (sim porque é certo que se recusam a ficar num Motel ou Pensão), entre centenas de coisas mais. Acho completamente absurdo termos de dar satisfações de todos os passos que damos, declarar tudo o que temos, e estes senhores (não sei se Senhores é adequado, sinceramente acho que não)usam, abusam e quando são apanhados em falso são perdoados!
    E admiram-se de nos estarem a colar à Grécia???? Porquê?????

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. esse dirigente deve de ser o mesmo da minha terra...lol
    e outros que conheço tal e qual...é pura verdade

    ResponderEliminar