sábado, 29 de janeiro de 2011

Democratas pró-fascistas

Muito boa gente - e outra não tão boa quanto isso - anda por estes dias entusiasmada com as manifestações, alegadamente clamando por liberdade e democracia, que nas últimas semanas têm vindo a ocorrer no Norte de África. Em particular na Tunísia, que já levaram à queda do governo local, no Egipto e, mais timidamente, na Argélia. Pese as tendências ditatoriais dos governos destes e dos outros países da região, não acredito que a queda daqueles regimes seja algo que possamos saudar. 
Mesmo que a democracia, mais ou menos parecida com a que conhecemos no ocidente, seja implementada por aquelas bandas depressa assistiremos a uma "evolução" para um regime islâmico-fascista. Será apenas uma questão de tempo. O tempo suficiente para a realização de duas eleições. Isto partindo do principio, que não dou por adquirido, que os vulgarmente designados como moderados ainda conseguem ganhar as primeiras... 
Deve ser isso, presumo, porque suspiram os democratas de pacotilha que tanto vibram com as revoltas, alegadamente populares, a acontecer do outro lado do Mediterrâneo. É, de resto, a única explicação que encontro para o ódio que nutrem à única democracia que vigora em toda aquela região.

4 comentários:

  1. Sinceramente há regimes políticos e religiosos que não entendo e não estou por dentro para dar palpites. O que posso dizer é que sou totalmente contra todo o tipo de "fanatismos absurdos" quer vindo do Oriente, quer vindo do Ocidente!

    Como é que em muitos países e Angola foi um deles...ganham por 150 e 200% e nas barbas de quem vai fiscalizar?
    O que se passou e passa no Zimbabué?

    Enfim...poeira a mais nos neúrónios de terras onde o diabo perdeu as botas:)

    ResponderEliminar
  2. As revoluções que estão a acontecer na Tunísia e no Egipto, tal como movimentações noutros países (Iemen, Jordânia e Líbano) fazem-nos lembrar que, por muito que as classes dominantes o tentem impedir, de vez em quando os povos revoltam-se.
    E é essa revolta que permitiu ao longo de séculos a libertação das tiranias e uma qualidade de vida como a que temos hoje.
    Sem saber ainda no que vai dar, uma vez que as classes dominantes desses países tudo farão para não perder o poder, só o facto de os povos se revoltarem já mudou muita coisa.
    Espero que seja no melhor sentido.

    ResponderEliminar
  3. O odio que se tem a unica democracia naquela regiao que voce defende, e causado pela opressao e expropriaçao de um povo da sua propria terra.

    ResponderEliminar