terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um país a cair aos bocados

Dezenas de anos de politicas urbanísticas e de habitação desastradas tem conduzido à situação desastrosa em que se encontram muitas cidades por esse país fora. Centros urbanos a cair aos bocados e construção de novos prédios, mais ou menos intensiva consoante a dimensão do núcleo populacional, constituíram a imagem de marca de qualquer terreola. Hoje, apesar de felizmente se construir menos do que aconteceu  há alguns anos, ainda não se vislumbram sinais que o inicio da premente tarefa de recuperar muitos milhares de prédios degradados possa estar próximo. Essa parece ser uma prioridade que esbarra de frente com as agendas – e, se calhar com as necessidades de financiamento – de políticos e outros decisores. Ou com as ideias parvas de técnicos que preferem fazer politica sem ter sido eleitos.

1 comentário:

  1. Tocas num ponto imensamente sensível e visível a todos. Construiram-se prédios em que os proprietários pagaram como "material de primeira" e afinal aplicaram "material de segunda" e o lucro foi para, já se sabe.

    Quanto à reabilitação, oh meu amigo se passares por Lisboa e ou toda a zona envolvente verás um queijo enorme, cheio de buracos, bolor e com crateras de meter medo ao susto, palitos (prédios) devolutos cujos telhados estão enfeitados com erva (na minha terra é capim) porque quem sempre esteve à frente da "urbanização" preferiu investir nos Estádios de Futebol que estão a cair de podres e sem qualquer utilidade, na grande zona da Expo que se espreitarmos pelos muros vemos o que vemos e desviar fundos numa corrupção sem precedentes.

    Como quase sempre:) subscrevo!

    ResponderEliminar