quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pânico selectivo

Como seria de esperar os mercados reagiram com inusitada agitação à prolongada – quatro longos e desesperantes dias - falta de actualizações do Kruzes Kanhoto. Os rapazolas, espalhados pelo globo atrás de computadores, que quais mariquinhas se assustam por tudo e por nada, entraram em histeria colectiva e o resultado foi o disparar dos juros exigidos ao Estado português pela compra da nossa divida. O impacto da ausência das costumeiras opiniões profundamente irrelevantes que por aqui vou expressando foi, como se verificou, devastador.
A reacção a este fenómeno de transcendente importância é, no mínimo, preocupante. Aguarda-se, por isso, com expectativa o resultado das providências cautelares contra os intentos governativos de reduzir salários à função pública. Se obtiverem êxito podemos estar perante uma drama de proporções inimagináveis e que poderá levar ao suicídio – ou, até, a coisa pior – de muitos desses tais rapazolas, assustadiços e amaricados, a quem chamam mercados. Alguns brilhantes comentadores, instados a pronunciar-se acerca desta remota possibilidade, manifestaram a sua inquietação por tal facto nos poder colocar na iminência de um verdadeiro cataclismo. Ou à beira do autoclismo. Não sei ao certo porque havia muito barulho quando os analistas de serviço emitiam opinião. 
Já as múltiplas e inúmeras excepções à anunciada redução salarial não parecem perturbar nem constituir motivo bastante para fazer tremer os mercados de medo. Parece-me – eu bem que andava desconfiado – que esta malta dos mercados – os tais rapazolas amaricados – é muito selectiva nas coisas que escolhe para se assustar.

1 comentário:

  1. Vim cá sempre espreitar como ia o teu "mercado" e pensei logo, este tem mais que fazer ou está a preparar alguma:):):)

    Pois claro, só tu me fazias rir à gargalhada e nunca se sabe se não terás influência nos mercados, olha que já não digo nada...é que quando metralhadas é em todas as direcções e com isso os "velhos donos dos mercados" aumentam o juro porque hummm português só diz mal e se diz pode ter razão e não vou confiar.

    Já agora, quem são os mercados? Eu sei, daí não os afugentar muito:)

    Quanto às providências cautelares, o melhor é esperares sentado pois pode dar-te a travadinha, já que com estes sindicatos e a lentidão da justiça, lá para o ano 2020 é que surgirá fumo branco...à beira do autoclismo.

    Dizem mal dos americanos não é????? pois é mas só em Dezembro criaram 159 MIL, repito MIL postos de trabalhos, enquanto nós por cá andamos à caça das bruxas de ou em processos que se arrastam e com a palhaçada do arrastar dos pés dos candidatos nas campanhas eleitorais e quem paga é sempre o povo.

    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar