terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tropa fandanga

Não me importo absolutamente nada de pertencer ao com certeza reduzido número de pessoas de Estremoz para quem a presença do Regimento, bem no centro da cidade, seria dispensável. De todos os serviços públicos que têm encerrado, ou que se prevê venham a encerrar nos próximos anos, o quartel seria aquele que menos saudades me deixaria. O prejuízo económico, eventualmente causado pela sua saída, seria largamente superado em vantagens pela devolução à sociedade civil de um imenso espaço que o exército ocupa na zona mais nobre da cidade. 
Ainda assim insuficiente, pelos vistos. Anualmente por esta altura, durante vários dias, ocupam o Rossio Marquês de Pombal e, por largos períodos, as artérias adjacentes para comemorarem o seu dia. Não é que me incomode – aborrece-me um bocadinho, vá – ficar vários minutos à espera que desfilem umas centenas de magalas, umas dezenas de cavalos ou uma dúzia de máquinas guerra daquelas que fazem sorrir qualquer accionista da Galp. Mas que passava bem sem todo esse aparato, lá isso passava. Até porque esse espalhafato podia muito bem ser feito dentro dos muros do quartel onde não incomodavam ninguém. Deve ser para palhaçadas deste género que serve a gigantesca parada existente no seu interior.

8 comentários:

  1. Eit!...deixe lá os homezitos andarem a desfilar, assim a recompensa é tripartida: os soldados tentam provar ao "people" que aprenderam alguma coisita, os graduados provam que os domesticaram bem...e por fim o povo enquanto os observa...está distraído, nao pensa na crise nem em quem a provocou ou a mantém em alta.
    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. O que eu gostava mesmo de ver naquele espaço era uma universidade, embora não me pareça que esta ideia tivesse o apoio da população e poder local. Geralmente tudo o que implica inteligência e sangue novo é visto como uma ameaça em Estremoz.
    Já os soldados toda a gente gosta deles.

    ResponderEliminar
  3. TEREI QUE PEDIR UM PARECER JURIDICO?

    ResponderEliminar
  4. É mesmo conversa de comuna... não tenho dúvidas. Andas é um bocado distraido, na Rússia e paises comunistas fazem megas paradas dos seus exercitos e o povo a morrer á fome !!!!
    Se hoje falas assim é porque alguem libertou Portugal da ditadura... já te esqueceste quem foi????
    Mal agradecido

    ResponderEliminar
  5. Isso de chamar palhaços aos militares não é lá muito boa ideia!
    Penso eu de que!

    ResponderEliminar
  6. Eu acabaria sim era com o enorme exército de generais que "comem a sopa toda"...

    ResponderEliminar
  7. SERÁ QUE SE ANDAM A TREINAR OU MOSTRAR PARA NOS LIBERTAR DA DITADURA, MAS DESTA VEZ SOCIALISTA?

    ResponderEliminar
  8. ze curioso5:42 da tarde

    eu ate me dei ao trabalho de contar ,e fazer uma contas de cabeça para ver quanto estava em ordenados doa magalas ,major ,coroneis ,ministros ,amigos ,lambe botas ,e esses cargos todos,,,,épa é muito dinheiro,!qual crise qual quê...e a almoçarada,temos muito que trabalhar para essa gente todo ....

    ResponderEliminar