segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Assobiar para o lado e deixar arder


Nem coloco a hipótese de as autoridades competentes nestas matérias não estarem, se calhar até já estão há muito tempo, a investigar o curioso fenómeno que origina uma espessa nuvem de fumo negro e que se repete com  inusitada frequência num bairro situado numa das entradas da cidade. Não que o local da deflagração seja particularmente suspeito ou que o facto de arder alguma coisa naquele lugar provoque algum sentimento de preocupação a alguém. Nada disso. No entanto a persistência com que o estranho fenómeno se repete, tenho a certeza, não pode deixar de merecer a atenção de quem tem por missão zelar pela ordem pública. 
Não acredito que na origem de tamanha fumarada esteja um qualquer churrasco nem, tão pouco, a queima do lixo que os moradores recusam colocar nos contentores. Trata-se, obviamente, de outro tipo de material combustivel. Qual e o motivo porque parecem ter tanta necessidade de o queimar é que deve ser investigado – reitero que não tenho nenhuma razão para pensar que não haja investigações a decorrer – e, se neste comportamento se verificar a prática de algum ilícito, punir os prevaricadores de acordo com o que dispõem as normais legais relativamente a este tipo de comportamento. Pelo menos é  o que  é expectável acontecer num país onde as leis são iguais para todos. Ainda que, também nestas coisas, uns pareçam menos iguais que outros.

3 comentários:

  1. Tal e qual e subscrevo e nada como denunciar às autoridades. É o que faria e faço quando vejo coisas "esquisitas", porque não sei se há investigação, mas sei que pode pôr os outros, onde me incluo, em perigo, para não falar da poluição!

    ResponderEliminar
  2. É a chamada descriminação "positiva". Se fosse queimar a ervas do seu quintal paga a multa e vai a tribunal. Mas as pessoas descriminadas daquele local até tem um prémio por fazer aquilo. Ganham a hipótese de jogar aquele jogo de derrubar as latas com bolas. Só que as latas são os bombeiros que lá vão e as bolas são pedras. E isto tudo com a policia de estremoz a observar. É o que temos em estremoz.

    ResponderEliminar
  3. Não é só em Estremoz que os bombeiros são "alvos" desses "jogos".

    A verdade é que as autoridades voltam a cara e nada fazem ao que os bombeiros também vão ter que fazer igual, voltar a cara e deixa arder.

    E isto porquê!
    porque o fumo negro não é fogo nenhum, é "C"oisas que estão a queimar para depois ir vender.

    Só que há um senão!
    Se eu quiser queimar o pasto do meu terreno, tenho que ir à câmara pedir autorização; tenho que avisar os bombeiros; tinha?(agora penso que já não)pagar licença para a queimada e se por acaso anda na zona a GNR (verdes) vão até lá fazer uma visita e ver o que se passa.
    Se tenho um pneu na propriedade, sou multado porque não o posso ter(não seja que me dê na ideia queima-lo e fazer fumo negro), aqui não faz mal.

    Então e aqui ninguém da autoridade vê?

    É tudo igual, por todo o lado.

    ResponderEliminar