segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Assobiar para o lado e deixar arder


Nem coloco a hipótese de as autoridades competentes nestas matérias não estarem, se calhar até já estão há muito tempo, a investigar o curioso fenómeno que origina uma espessa nuvem de fumo negro e que se repete com  inusitada frequência num bairro situado numa das entradas da cidade. Não que o local da deflagração seja particularmente suspeito ou que o facto de arder alguma coisa naquele lugar provoque algum sentimento de preocupação a alguém. Nada disso. No entanto a persistência com que o estranho fenómeno se repete, tenho a certeza, não pode deixar de merecer a atenção de quem tem por missão zelar pela ordem pública. 
Não acredito que na origem de tamanha fumarada esteja um qualquer churrasco nem, tão pouco, a queima do lixo que os moradores recusam colocar nos contentores. Trata-se, obviamente, de outro tipo de material combustivel. Qual e o motivo porque parecem ter tanta necessidade de o queimar é que deve ser investigado – reitero que não tenho nenhuma razão para pensar que não haja investigações a decorrer – e, se neste comportamento se verificar a prática de algum ilícito, punir os prevaricadores de acordo com o que dispõem as normais legais relativamente a este tipo de comportamento. Pelo menos é  o que  é expectável acontecer num país onde as leis são iguais para todos. Ainda que, também nestas coisas, uns pareçam menos iguais que outros.

3 comentários:

  1. Tal e qual e subscrevo e nada como denunciar às autoridades. É o que faria e faço quando vejo coisas "esquisitas", porque não sei se há investigação, mas sei que pode pôr os outros, onde me incluo, em perigo, para não falar da poluição!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8:37 p.m.

    É a chamada descriminação "positiva". Se fosse queimar a ervas do seu quintal paga a multa e vai a tribunal. Mas as pessoas descriminadas daquele local até tem um prémio por fazer aquilo. Ganham a hipótese de jogar aquele jogo de derrubar as latas com bolas. Só que as latas são os bombeiros que lá vão e as bolas são pedras. E isto tudo com a policia de estremoz a observar. É o que temos em estremoz.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2:00 p.m.

    Não é só em Estremoz que os bombeiros são "alvos" desses "jogos".

    A verdade é que as autoridades voltam a cara e nada fazem ao que os bombeiros também vão ter que fazer igual, voltar a cara e deixa arder.

    E isto porquê!
    porque o fumo negro não é fogo nenhum, é "C"oisas que estão a queimar para depois ir vender.

    Só que há um senão!
    Se eu quiser queimar o pasto do meu terreno, tenho que ir à câmara pedir autorização; tenho que avisar os bombeiros; tinha?(agora penso que já não)pagar licença para a queimada e se por acaso anda na zona a GNR (verdes) vão até lá fazer uma visita e ver o que se passa.
    Se tenho um pneu na propriedade, sou multado porque não o posso ter(não seja que me dê na ideia queima-lo e fazer fumo negro), aqui não faz mal.

    Então e aqui ninguém da autoridade vê?

    É tudo igual, por todo o lado.

    ResponderEliminar