segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Reorientação laboral

Andam por aí uns malandros, anti-comunistas primários na certa, que nos querem fazer acreditar que o Estado cubano terá intenção de se livrar de muitos dos seus funcionários. Quinhentos mil, mais coisa menos coisa. Ora, numa deliberada distorção daquilo que são as intenções do governo de Cuba, as forças mais reaccionárias – provavelmente ao serviço do capitalismo mais selvagem – trataram de intoxicar a opinião pública catalogando esta situação como despedimentos na função pública daquele país socialista e, ao que parece, democrático. 
Obviamente que não se trata de nada disso. Antes pelo contrário. Está, isso sim, em curso um processo - amplamente democrático, esclareça-se desde já – de reorganização de actividades com a reorientação laboral de trabalhadores para outros postos de trabalho e outras formas de relação laboral não estatal. O que é, como toda a gente percebe, algo de muito diferente daquilo que muitos arautos ao serviço do grande capital andam para aí a proclamar. 
Já agora saliente-se que as novas modalidades de subsistência serão, entre outras coisas, o arrendamento, o usufruto ou, até mesmo, o trabalho por conta própria. Naturalmente que nada disto poderá ser conotado com o exercício de qualquer actividade capitalista. Era só o que faltava que, de ora em diante, quem na ilha do camarada Fidel passar a viver do arrendamento ou do usufruto de qualquer bem, possa ser rotulado de parasita ou explorador capitalista. Se tudo correr bem e a reorientação em curso for um sucesso teremos a ilha cheia de exploradores e parasitas revolucionários. O que, só um porco-fascista não vê, é completamente diferente.

1 comentário:

  1. Os "comunistas" têm uma espinha dorsal muito flexível...mas muito interessante...
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar