segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sejamos tolerantes

Já escrevi acerca do assunto mas não resisto a voltar ao tema. Constitui para mim um mistério a indignação que vai grassando por aí relativamente à concessão de tolerância de ponto aos funcionários públicos aquando da visita papal. Os argumentos contra, ou a favor, da decisão governativa são mais que muitos e cada um mais espectacular que o outro.
Entre a argumentação mais rebuscada dos que se manifestam contra encontrei a opinião, partilhada por um número significativo de intervenientes, que o dia de descanso da função pública vai custar largos milhões de euros ao país. Provavelmente entre os que perfilham este argumento encontrar-se-ão alguns que consideram os funcionários do Estado uma cambada de calões que pouco produzem. Excepto, evidentemente, nos dias em que o Papa vem a Portugal. Aí não há funcionário que não produza o dobro. Ou mais. Deve ser algo parecido com a influência que o Jesus exerce sobre os jogadores do Benfica… 
Há também quem alegue que o mesmo principio se deve aplicar quando outros chefes de Estado visitam Portugal e citam, a título de exemplo, a visita de Barack Obama a realizar lá mais para o final do ano. Sou tentado a pensar que debaixo de marosca. Embora pela minha parte ache muitíssimo bem essa coisa das tolerâncias – devemos ser tolerantes, não é? – hesito em achar boa ideia que se tome tal medida na altura da visita do Presidente norte-americano. Ou muito me engano ou essa malta quer é ir para lá manifestar-se contra o homem e a sua politica imperialista.

2 comentários:

  1. Não sou contra nem a favor sobre esta tolerância e jamais pôr os funcionários públicos num escalão de "calões". Há de facto alguns conforme há em todos os sectores não públicos.

    ResponderEliminar
  2. Viva as tolerâncias!
    Graças a elas tenho mais 2 além das férias (31 de Dezembro e 5ª Feira Santa). Estes dias trabalhei, ao contrário de que muito INVEJOSO pensa.
    Se o Dia 13 de Maio for tolerância passo a 3 dias ficando com 27 dias de férias + 3 = 30 dias!
    Que venham os invejosos e ociosos me dizer qualquer coisa que os calo logo á 1ª.
    Invejosos é quem normalmente trabalham ou por conta própria ou em firmas, que não podem perder dias de trabalho, porque têm prazos a cumprir, esses ganham mais mas não vêm isso, só vêm os beneficios e até acho que eram bem capazes de deixar de trabalhar no privado e vir para o ESTADO (ganhar menos), mas gozar as TOLERÂNCIAS que tanto invejam!
    Os invejosos também invejam os nossos nobres horários, das 9h às 17h...
    Eu sou tolerante com alguns invejosos, mas com outros passo-me!
    MFCC

    ResponderEliminar