segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bonecos

Sou, seguramente, das pessoas menos indicadas para dissertar acerca dos eventos culturais que se vão realizando cá pela terrinha. Até porque é sobejamente reconhecida a minha vontade de puxar da calculadora sempre que ouço falar em cultura. Não é, hoje, o caso. 
Assisti ontem, na sede da Junta de Freguesia de que sou freguês, a um espectáculo dos “Bonecos de Santo Aleixo”. Para quem não sabe do que se trata é só pesquisar no Google, ou noutro motor de busca qualquer, que está lá tudo. Não farei a crítica à representação. Disso percebo pouco e para além de dizer que gostei e que achei divertido não terei muito a acrescentar. De assinalar a linguagem utilizada pelos actores que dão voz aos bonecos e às personagens. Popular, politicamente incorrecta quanto baste e, se calhar, só possível de utilizar naquilo a que chamam a província. Veja-se o caso do acto “Castigo de Caim”, em que Deus castiga o irmão e assassino de Abel transformando-o em negro. Calculo que para um molusco intelectualóide da capital tal facto constitua algo capaz de pôr os cabelos em pé, se os tiver, e de provocar a publicação de inúmeras postas indignadas nos blogues da esquerda caviar que não poupariam acusações de racismo. 
É apenas um pormenor, mas que não podia deixar de saudar. Principalmente quando se assinala mais uma passagem do vinte cinco do A e numa altura em que a liberdade de expressão, então devolvida ao povo, se encontra seriamente ameaçada pela ditadura do politicamente correcto quase sempre promovido por aqueles que mais se arvoram em defensores dessa mesma liberdade.

3 comentários:

  1. E realças um pormenor que a meu ver é grande...nas mentes de muitos adeptos do politicamente correcto.

    Bom dia:)

    ResponderEliminar
  2. Eu infelizmente desconheço os "Bonecos de Santo Aleixo", mas se houve humor, sátira e risada, valeu a pena!
    A cultura nem sempre é a CULTURA!
    Aqui, na terra da terrinha adultera-se muito a "cultura", onde se promovem concursos para "rever as nossas tradições" e como é lógico, vou ao âmago das coisas, e o que a contece? - Quem inova adultera a cultura é quem ganha!
    Desisti de participar e de falar só vou quando há musica e danças...
    MFCC

    ResponderEliminar
  3. Hum....ainda não ouvi nenhum comentário sobre o facto do boneco ter ficado queimado, se calhar porque as coisas não são bem assim como se pintam...aliás, os olhinhos brancos ficavam-lhe a matar :)
    Eu gostei da representação, e não me dei ao trabalho (sequer) de pensar demais sobre o assunto, é apenas um espectáculo com a finalidade de divertir as pessoas, principalmente as mais idosas que cresceram com aquele tipo (um dos únicos)entretenimento, e dar à população mais jovem a oportunidade de comparar alguma da evolução sofrida através dos tempos.
    Não creio sinceramente que esse factor que aponta tenha sido assim tão relevante.
    Mas isso sou eu....
    Cumps.

    ResponderEliminar