quinta-feira, 8 de abril de 2010

Discriminados?!

De vez em quando surge um intelectual, normalmente da esquerda fracturante ou da direita caritativa, a lamentar a marginalização e a discriminação de que são alvo as comunidades ciganas em Portugal. São, à sorrelfa, quase sempre apontadas umas quantas críticas à sociedade, que é como quem diz à generalidade dos portugueses, por manifestar uma percepção pouco positiva dessa etnia. O que, eufemismos à parte, significa para essa intelectualidade da treta que somos todos racistas e xenófobos. 
Rejeito em absoluto, pela minha parte, essa classificação. Embora, se quisesse ser racista, xenófobo ou  seguidor de outra qualquer fobia era e pronto. Afinal cada um é o que quer e ninguém tem nada a ver com isso. Mas, como acabo de escrever, não discrimino ninguém com base na raça, na nacionalidade ou noutra coisa qualquer - não gosto de islâmicos, mas isso fica para outro post - contudo incomoda-me que um grupo de pessoas com elevada liquidez e evidentes sinais exteriores de riqueza seja sistematicamente apontado como discriminado, estigmatizado, desfavorecido da sociedade e mais umas quantas parvoíces que os profissionais da sua defesa gostam de afirmar.
Veja-se o exemplo do "nosso" Ciganário e dos seus habitantes. Beneficiarão do Rendimento Social de Inserção e do Subsidio de Desemprego espanhol – muitos terão documentos de identificação do país vizinho – e dedicar-se-ão aos mais variados negócios que, acredita-se, lhes trarão lucros significativos. É o que se pode concluir das viaturas de alta cilindrada em que se passeiam e do facto de todos eles apresentarem um aspecto em nada compatível com quem passa por dificuldades de carácter alimentar ou de evidenciarem carências de qualquer outro bem essencial à vida.
As condições exteriores das suas habitações não são, de facto, as melhores. Embora, garante quem já viu, o interior seja bem mais sofisticado. Paciência. Não se pode ter tudo. O dinheiro do Jaguar era capaz de dar para um T1 em segunda mão, mas o facto de terem optado pela sua compra em lugar de uma habitação não lhes dá o direito de reclamarem, ou de outros reclamarem por eles, uma casinha grátis. Isso sim é discriminação relativamente a todos aqueles que trabalham e fazem sacrifícios para pagar a sua casa ao banco.

2 comentários:

  1. É uma uma étnia com elementos bons e maus e não podem ser medidos todos pela mesma bitola. "Discriminados"? a meu ver 90% dessa discriminação é provocado por eles próprios, como por muitos outros não ciganos que vivem à custa do Estado.
    Acho que chegamos a um ponto de subsidio dependentes e agora que o Estado anda a rever caso a caso a ver vamos se realmente recebe APENAS quem de facto precisa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Os ciganos são uns coitaditos endinheirados, capazes de dar festas 3 dias seguidos.
    Aqui têm o azarinho de manter o bairro deles limpo e meter o lixo nos contentores, tão digamos assim... mais civilizados!

    Os subsídios de inserção, (parece que), só vão ser atribuídos a quem "trabalhar".
    Aqui na Santa Terrinha já se vê muitos subsídiados a trabalhar como "cantoneiros", jardineiros, limpeza dos WC públicos das ribeiras e das prais.

    Ainda falam do AJJ, mas ele soube mete-los a trabalhar, se quiserem continuar a receber o dito subsídio, têm de trabalhar!

    Já não se vê tanto "obeso" e tanto ócio pelas ruas...
    MFCC

    ResponderEliminar