quarta-feira, 14 de abril de 2010

Não chateiem o Zé Rato!

Apesar de algumas tentativas de pressão em sentido contrário, o governo resolveu – e bem – conceder um conjunto de tolerâncias de ponto nos dias em que o Papa visita o país. Treze de Maio, dia em que a dispensa de comparecer ao serviço se estende a todo o país, é feriado cá na terrinha e, por isso, os benefícios da visita papal não se farão sentir por aqui. Ainda assim, reitero, acho muitíssimo acertada a decisão governativa. O que me parece pouco acertada é a contestação que alguns sectores da sociedade, embora marginais e muito menos representativos do que o eco das suas vozes pode fazer crer, estão a evidenciar relativamente a esta questão.
Por detrás da contestação à visita de Joseph Ratzinger - o Zé Rato - estarão os movimentos e associações da paneleiragem e os interesses de uns quantos que, alegam, terem sido abusados por padres pedófilos quando eram miúdos. Esta situação levou alguns membros do clero a fazer a associação óbvia, que qualquer mortal faria, entre pedofilia e paneleiragem. Admito que nem todos os paneleiros sejam pedófilos mas, no caso, não sei que nome chame aos padres que, alegadamente, terão abusado dos senhores que agora se queixam de, em crianças, terem sido vítimas de abusos sexuais. Talvez homossexuais. Ou gays, vá. 
Os assuntos religiosos, desde que não interfiram com o meu modo de vida, são coisa que não me interessam absolutamente nada. Como tal a visita da criatura é-me indiferente. O que já não me é tão indiferente é a indiferença que alguns – agora tão ofendidos com estes casos de pedofilia, paneleiragem ou lá o que lhe queiram chamar – manifestam relativamente a outras ocorrências semelhantes. Bem mais próximas de nós no espaço e no tempo. Deve ser, parece licito concluir, por os intervenientes em lugar das batinas e sotainas usarem fatos e gravatas de marcas famosas.

2 comentários:

  1. Quanto ao pápa não me aquenta nem me arrefenta, acredito no que acredito mas jamais através desta criatura e muito menos entrar em banhos de hipócrisia! Respeito que lhe preste homenagem, mas eu jamais!

    Quanto ao resto, tudo que seja "violação e sobretudo de uma criança" não consigo falar, admitir e comparar, mas dizer apenas que...MATARIA!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que vai haver uma tolerância_zinha para os tão invejados "Funcionários Públicos"!
    A visita do papa Bento XVI, vai mais uma vez servir para gerar comercio, aliás como devem ter ouvido... Algumas varandas, quartos de hotel já foram alugadas para esse periodo especifico, quer em Lisboa, quer no Porto e Gaia.
    Se aquilo que acima referi já está alugado então imaginem agoras as lojas de "comes e bebes" e as outras o comercio que vão fazer.
    Aposto que vão todas ter a imagem de Nossa Sra. de Fátima na montra!
    Quanto as associações de "vitimas de pedofilia" esses, estão a ver esta visita como 1 maneira de "legalizar e abançoar" os casamentos gays, já que foram vitimas do clero!
    Então concluo que esta visita seja só "opotunidades".
    MFCC

    ResponderEliminar