sábado, 10 de abril de 2010

As teorias do Dr. Frasquinho

Ainda nem oito dias tinham passado desde a publicação deste post e já o Dr. Frasquinho se encarregava de me dar razão. Ao discursar em mais um congresso do PSD, o ex-secretário de estado de Manuela Ferreira Leite no governo em que esta foi ministra das Finanças, defendeu que o partido a que pertence devia propor a redução dos vencimentos dos funcionários públicos. Acerca disto já manifestei a opinião, em muitos textos publicados aqui no blogue, que tal medida, a efectivar-se, apesar de numa primeira fase até poder contribuir para o equilíbrio das finanças públicas, acabaria por se revelar catastrófica para a economia. Recorde-se que o governo a que o Dr. Frasquinho pertenceu foi pioneiro no congelamento de salários – durante dois anos consecutivos os vencimentos acima de mil euros estiveram congelados – e os resultados demonstraram claramente que tal medida foi absolutamente ineficaz e não produziu qualquer efeito no combate ao deficit. Todos se recordarão que, apesar disso e das muitas receitas extraordinárias cozinhadas à pressa, o desequilíbrio das contas do Estado não parou de aumentar.
Acredito que o Dr. Frasquinho seja um brilhante economista. É, até, Mestre em “Teoria Económica”. Perceberá destas coisas, como é óbvio, muitíssimo mais do que eu. Pelo menos em teoria. Do que eu e do que muita gente. Mais até do que o Belmiro que, apesar de forreta e de ter fama de pagar mal aos seus empregados, não lhe parece bem que haja uma redução de salários. Porque, diz ele, o consumidor com menos dinheiro compra em menor quantidade, o vendedor não consegue vender os seus produtos e, por consequência o produtor terá de produzir menos ou, pior, encerrar o estaminé e mandar o pessoal para o desemprego. O que se reflectirá em menor receita fiscal – desempregado não paga irs e diminuindo a actividade comercial baixa a receita gerada pelo iva – e maior despesa publica porque aumentarão os encargos com o subsidio de desemprego e com o Rendimento social de inserção. Mas isso deve ser o Belmiro a divagar porque o Mestre em “Teoria Económica” é o tal Frasquinho do PSD.

5 comentários:

  1. O tal Frasquinho do PSD é, de facto, Fraquinho em Economia. Evidentemente que assalariados a ganhar mal, não compram. E se não compram, as empresas fecham.

    ResponderEliminar
  2. LEI DA ROLHA! Tou solidário com caro bloguer.

    ResponderEliminar
  3. Frasquinho foi de prepósito? ou o "caniço" será Frasquilho? :))))

    é de facto um pateta alegre (o da banda desenhada é mais inteligente) e como funcionário público deveria começar a reducção de 100% no seu vencimento e ajudas e cartão e telefone e luz, o carrão..etc, etc..., bem como de todo o seu compadrio PSD e amigos do peito PS e por aí fora...em prol das dívidas do Estado.

    ResponderEliminar
  4. O que o dr. frasquinho deve ter na cabeça, é um "frasquilho" de merda...
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  5. Se con gelarem ainda mais os nossos salários, se subirmos de categoria após "10 muitos bons", significa que temos de esperar 10anos para ganhar mais €20 ou €30 de aumento de salário.
    O aumento anual já era... Porque os 0,5% ou mesmo 1% não existe...
    Vamos perder poder de compra, como é que a nossa economia vai girar/andar/rodar???
    O "Dr Frasquinho" tem bens e negócios paralelos, por isso pode muito bem ter estas ideias mirabolantes, mas que só funcionam na cabeça dele. Que reduza o nº de deputados e os salários dos mesmos e ainda dos gestores públicos.
    MFCC

    ResponderEliminar