segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Estereótipos e preconceitos

O Bloco de Esquerda gosta, entre outras coisas, de se afirmar ao lado das minorias. Não interessa quais e quanto mais minoritárias forem melhor. Está agora aquela agremiação política preocupada com os ciganos nómadas que, no Alentejo, “são objecto de profunda discriminação” e onde “as famílias ciganas têm enfrentado inúmeras dificuldades”. Lamenta ainda o partido de Anacleto Louça que estas famílias "não conseguem fixar-se nas terras a que sentem pertencer", porque "são alvo de vigilância apertada". Tudo porque “esta situação resulta, muitas vezes, dos inúmeros estereótipos e preconceitos, que se alimentam do desconhecimento, e da ausência de uma estratégia concertada, quer a nível local como a nível nacional, que permita contrariar a situação de pobreza e exclusão social em que se encontra a comunidade cigana”.
Desconheço se este grupo social incluirá no seu seio um significativo número de eleitores do Bloco de Esquerda. Provavelmente não. Mas, ainda assim, não deixa de ser bonito - comovente até – ver como alguns que preferem morar longe dessas comunidades, das quais apenas conhecem o lado romântico de canções e poemas em que o cigano sem eira nem beira é o protagonista, o herói, o homem dos sete instrumentos que é livre como o vento, insultam aqueles que sempre tiveram por vizinhos ou que conviveram relativamente de perto com elas.
Não vejo que o facto de sobre nómadas ser exercida uma especial e apertada vigilância constitua a infracção de um qualquer direito. Pelo contrário, parece-me ser o mínimo que se espera seja feito pelas autoridades. Já quanto à “extrema pobreza” e às “inúmeras dificuldades” seria bom que os esquerdistas alargassem os seus horizontes. Gente a reunir estes requisitos que a intelectualidade urbano-depressiva gosta de atribuir a certas minorias é o que não falta por este Alentejo fora. Gente que trabalhou toda uma vida e que contribuiu honestamente para que estes e outros políticos possam viver longe destes problemas. Tecer considerações pouco abonatórias a seu respeito não parece constituir a melhor maneira de retribuir. Mas, também isso, já não nos surpreende.

4 comentários:

  1. Nada melhor que convidar esses senhores do Bloco de Esquerda, para virem morar para perto do “nossos” amigos ciganos, e já agora aproveitavam para dar umas voltinhas nos seus precários BMW ou AUDI´s, talvez assim tirassem algumas ilações sobre a verdadeira realidade “das famílias ciganas que têm enfrentado inúmeras dificuldades”.

    ResponderEliminar
  2. Os bloquistas são assim fundamentalistas, 'amigos' dos (pseudo)"desprotegidos" da nossa sociedade.
    Essas 'raças' não têm educação, a instrução é precária e a higiene (?) essa não existe, nem sabem o que é...
    Os bloquistas que tentem entrar nas casinhas deles...
    Que os ajudem a dar subsídios para comprar 1 jeep BMW ou 1 mercedes Benz...
    E a gente aqui a trabalhar e a fazer milagres com o € que ganhamos!
    MFCC

    ResponderEliminar
  3. Vítor Monteiro1:35 da manhã

    https://www.youtube.com/watch?v=CQp33rLVXkQ&context=C34a403fADOEgsToPDskK2QgubtScJsy_8ltrmDF2X

    o video de cima coloca várias questões pertinentes sobre a génese dos preconceitos e a forma de se propagarem. O conhecimento partilha-se.

    ResponderEliminar
  4. Vítor Monteiro1:35 da manhã

    https://www.youtube.com/watch?v=CQp33rLVXkQ&context=C34a403fADOEgsToPDskK2QgubtScJsy_8ltrmDF2X

    o video de cima coloca várias questões pertinentes sobre a génese dos preconceitos e a forma de se propagarem. O conhecimento partilha-se.

    ResponderEliminar