sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Só à bengalada!

A comunicação social revelou há poucos dias ao país o caso peculiar de uma família possuidora de um património assinalável, a quem seiscentos mil euros ganhos no totoloto permitiu a aquisição de imóveis e viaturas, e que ainda assim estará a beneficiar da atribuição do Rendimento Social de Inserção. Ao que parece não existirá qualquer ilegalidade na atribuição deste apoio social porque, segundo os técnicos da segurança social, o agregado familiar em causa reunirá todos os requisitos indispensáveis para que o mesmo lhe seja concedido. Justificam-se ainda os serviços que assim decidiram que, apesar do património que comprovadamente possuem, não têm liquidez financeira.
É conhecida a fraca propensão da malta do social para lidar com números. Ou mesmo com as palavras. Acreditam em qualquer patranha, crêem na mais básica pantomina e não resistem a um ou dois narizes ranhosos. Principalmente se em causa estiverem membros de minorias étnicas ou gente com pouca apetência para fazer aquela coisa que envolve algum esforço vulgarmente conhecida como trabalho. Ora, se esta posição vingar, poderemos estar prestes a assistir a uma verdadeira corrida ao subsídio estatal. A ser levado à letra este entendimento, nada impede que muita gente igualmente de posses e que à semelhança desta família não possua liquidez necessária para o dia-a-dia a obtenha através da segurança social. Basta, por exemplo, aplicar todas as suas economias em obras de arte para, de imediato, ficar sem as disponibilidades financeiras necessárias a prover o seu sustento e o dos seus. Se a coisa se generalizar sempre quero ver como é que se resolve o imbróglio. Talvez à bengalada, como no tempo do Eça.

2 comentários:

  1. Realmente..há coisas que não tem explicação!!!

    ResponderEliminar
  2. Aqui na minha santa terrinha também acontece o mesmo infelizmente.
    Há 1 familia com 1 boa vivenda, 1 Mercedes classe B de 2008, esposa doméstica, esposo agricultor, 3 filhos com rendimento (oficial) inferior a 500€ recebem o "maldito" subsidio de Reinserção Social!?
    Quais são os requisitos/preceitos a seguir para se obter um Rendimento destes?!
    Também quero e mereço 1 ajuda do Estado, além do meu ordenado!
    MFCC

    ResponderEliminar