quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ensinem os vossos filhos a usar a sanita!

Reclamo para Estremoz um lugar no Guinesses - o livro que regista os recordes mais estapafúrdios, os feitos mais extraordinários e, também, as maiores parvoíces – como a cidade em que os seus habitantes mais vezes cagam, vomitam e, a julgar pelos antecedentes tudo me leva a crer, mijam na piscina pública. Nem sei se o equipamento deverá continuar a ser considerado como tal. Provavelmente o melhor será mudar o nome para sanita municipal e, aí sim e sem qualquer margem para dúvidas, veríamos o nome da nossa terra como sendo a que possuiria a maior sanita colectiva.
Como já escrevi noutras ocasiões, nomeadamente aqui, são necessários quase todos os dedos de ambas as mãos para contar os dias em que, desde Outubro, a piscina fechou por uns quantos meninos terem conspurcado a água com as suas fezes ou o seu vómito. De salientar que numa das ocasiões as fezes seriam daquelas que apenas podiam ter sido libertadas após um esforço significativo nesse sentido. Cagalhões daqueles bem consolidados, chamemos-lhe assim. O que afastará, de todo, a tese de mero acidente. Consta até que a criancinha e a mamã terão abandonado as instalações rindo que nem umas tólinhas com a espantosa proeza conseguida pela pequena cria…
Mesmo que não hesite em atribuir a responsabilidade destes atentados à saúde pública aos papás inconscientes e sem condições para educar uma criança, não deixo de lamentar que após tantos incidentes a direcção daquele espaço ainda não tenha feito nada para alterar a situação. Afinal parece-me legitimo perguntar: Quem manda está ali a fazer o quê?!

12 comentários:

  1. Boas noites primeiro que tudo.
    É por muita pena minha que venho encontrar tao grandes barbaridades escritas no que diz respeito a este assunto tão delicado.
    Primeiro que tudo quem aponta o dedo a qualquer tecnico ou professor de natação nao sabe minimamento do que esta a falar pois nao é da nossa responsabilidade educar as crianças em 30m ou 45m. E bom ler que a educação das crianças parte unicamente daquela que lhes dao em casa o que cada vez menos existe, deixando os pais este valiosa tarefa ao abrigo dos professor escolares e de actividades extra-curriculares e depis então criticam. É discriminação pura proibir a entrada a qualquer tipo de criança numa piscina publica (ou digam-me lá se era bonito ver uma lista negra á entrada da piscina? Seria?). No que diz respeito aos responsaveis pela piscina publica (e que tanto gostam de dizer que são os responsaveis) a meu ver deveria pedir a opinião a quem realemnte esta todos os dias naquela piscina e sabe quais são as principais medidas a tomar e assim acredito que se consegui-se minimizar este assunto tao mal cheiroso. Sabe-se que as piscinas ao longo dos ultimos 3 anos tem aumentado consideravelmente o numero de utentes o que aumenta a probabilidade destes acontecimento.
    So para terminar aponto o dedo sem qualquer duvida a educação alimentar que é praticada pelos encarregados de educação quando os meninos vão á piscina, sem margem para duvidas que este é o grande problema, pois a natação é uma disciplina que depende muito de habitos alimentares especificos.
    E não se esqueçam que hoje acontece aos outros amanha podemos ser nós.
    Lic em ed. fisica
    Doutorando em fisiologia do esforço
    Especializado em natação
    Especializado em natação de alto rendimento
    Treinador de natação, adaptação, varios tipos de aperfeiçoamento, etc...
    Por isso nao falo sem saber do que falo. Boa noite
    Bruno Marianito

    ResponderEliminar
  2. Pela segunda vez opino sobre este assunto.
    Sem margem para duvidas que o relato feito neste tema é veridico e assim mesmo se passou.
    É de salientar que nada se faz pois esperam que sejam os tecnicos ou professores a darem a cara sem terem culpa nenhuma do assunto pois assim os que ali mandam ou dizem que mandam tiram muitas culpas de cima. Que se sublinhe que os porofessores e tecnicos nao tem culpa nenhuma do que se esta a passar pois nao somos nos que lhe damos de comer. Que se refira aqui que tomamos como iniciatva(nós tecnicos) reunir com os pais a semana passada e abordar o assunto da alimentação. Atenção iniciativa nossa nao dos que mandam. Agora nós nao podemos colocar uma rolha na boca das crianças ja que quanto as fezes é possivel criar uma regra que inclua o uso de fraldas proprias para a piscina, mas mais uma vez essa delicada questao tem que ser imposta pelos que mandam ou dizem que mandam. Tem que dar a cara para receber as bofetadas que nós tecnicos, professores e funcionarios estamos a receber cada vez que esse acontecimento se dá. Pois somos nos que estamos na piscina somos nos que sabemos o que se esta a passar e nao quem esta sentado a uma secretaria.
    Sem duvida há que CRIAR REGRAS e a regra nao é fechar as portas da piscina pois isso é a forma que os incapazes tomam para resolver os problemas. Isso é virar as costas ao problema.
    Sugiro uma reunião urgente entre funcionarios,tecnicos, professores e treinadores das piscinas para que entre todos encontremos uma solução.
    Bruno Marianito

    ResponderEliminar
  3. ...faço minhas as suas palavras!!! quem manda naquilo afinal so lhe serve o titulo para estar só no curriculo!!1

    ResponderEliminar
  4. E so mais um simples comentario bastante importante.
    Foi pedido pelos professores e tecnicos da piscina uma reunião urgente sobre este assunto com os responsaveis pelo funcionamento da piscina, isto há mais de 15 dias até hoje estamos á espera. Nada mais podemos fazer. Não somos nós que mandamos.
    Bruno Marianito

    ResponderEliminar
  5. comentador às vezes.7:09 da tarde

    Afinal a coisa vai-se mexer.
    Eu tenho um cartão para poder aceder a uma piscina aqui ao lado, se me portar mal ou qualquer um dos meus, esse cartão é-me retirado para o resto da temporada e terei que fazer novo cartão para o ano seguinte, isto se os estatutos não mudarem, e lá terei que desembolsar mais essa quantia para poder receber novo cartão.
    Depois andamos nós Portugueses a dizer que estamos atrasados em relação à Europa. Claro se cada "cidadão" faz o que quer e lhe apetece e esta-se caga.... para os outros, isso para mim não é civismo é outra coisa que andam fazendo em varias piscinas, não só em Estremoz mas também em algumas aqui mais acima de onde vivo.
    Há pessoas que só estão bem na me...!
    Tenham um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Senhores professores; instrutores e outros ! não queiram "comer" só o recheio do Bolo!
    Seja por 5 minutos 10 minutos ou por várias horas, enquanto entregues a vós,os miúdos ficam ao vosso cuidado!
    Ou não?

    ResponderEliminar
  7. Não. De forma nenhuma. Naquela circunstância é inpensável pretender que os monitores controlem os impetetos intestinais e outros dos meninos. É aos pais que cabe educá-los para aquilo que não podem fazer na piscina. É uma questão de educação! E aos reponsável dos equipamentos compete assegurar que quem as usa cumpre os regulamentos, de onde certamente constará que os utentes tem que se comportar de forma "higienica", digamos.

    ResponderEliminar
  8. No que diz respeito so ficarem conosco concerteza tem razao ficam ao nosso cuidado mas a educação e vossa, não é pais? pois nao somos nos que lhe enchemos a barriga de cachorros e batatas fritas 5 minutos antes das aulas começarem como qualquer pessoa pode ver pois os vidros para o bar sao transparentes. Não somos nos que estamos em casa a dar-lhe uma bela caneca de leite e um iogurte para nao terem frqueza durante a aula. E fiquem a saber que enquanto for somente vomito vai passando mas quando for um paragem de digestao grave ai as coisas complicam-se. Nos professores instruimos ensinamos os alunos e aprendemos com eles muita coisas. Damos-lhe regras, formas de estar e organização agora a educação parte dos paizinhos ou devia de ser.

    ResponderEliminar
  9. ...e não esquecer aqueles pais/mães, que deixam os filhos na natação, e vão pró bar do lado beber o cafézinho ou a cervejinha e só regressam no fim da aula!!! Eu sempre assisti ás aulas de natação do meu filho...

    ResponderEliminar
  10. Ainda se fala desta merda nas "malditas" piscinas?!
    Ai se isso acontecesse na minha santa terrinha... Já não entrava lá quem fez a 1ª vez...
    E mais não se ria daquilo que fez, muito pelo contrário envergonhavam-se, mãe, pai e filhos!
    Implementem regras e melhor CUMPREM-NAS!
    Iam-se ver muitos paizinhos envergonhados a sair porta fora.
    Aqui passou-se um caso e só voltou a frequentar as piscinas porque foi em diarreia, senão tava OFF (fora de serviço para quem desrespeitou as regras)
    MFCC

    ResponderEliminar
  11. Perante tanto desabafo deixo mais um desafio, e se o problema dos cócós não vier das crianças ou da sua alimentação e o motivo seja interno:que os miúdos ao nadarem engolem água, água essa com uma avultada carga de cloro e os faz vomitar e obrar, verifiquem os valores de cloro que estão afixados e uma análise feita á vossa frente e comparem! A VERDADE VIRÁ AO CIMO.......

    ResponderEliminar
  12. Poderia ser fornecido um kit no acto de inscrição que poderia incluir:
    1 touca, uns chinelitos de dedo, e uma rolha daquelas utilizadas em garrafas de champanhe.....em cortiça:)

    ResponderEliminar