sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia sem compras

Assinala-se amanhã o “Dia sem compras”. Uma iniciativa destinada a promover a reflexão sobre o modo de consumo nas sociedades capitalistas. O que retira à efeméride, o carácter global e mundial que os seus mentores supostamente pretendem atingir. Ou então trata-se de discriminar os felizardos que vivem nas sociedades, a caminho da perfeição, onde o capitalismo não é o sistema vigente e as pessoas raramente compram seja o que for. Até porque não há. Nem, mesmo que haja, tem dinheiro para comprar.
Confesso que me cheguei a entusiasmar com a ideia. Um dia sem pagar os impostos incluídos nos bens que não iria consumir ou, em alternativa, não contribuir para o enriquecimento dessa malta que vive à margem da lei pareceu-me, à primeira vista, uma coisa interessante. Mas passou-me depressa. Afinal os organizadores pretendem apenas promover aquilo que consideram ser a sustentabilidade do planeta, o consumo consciente e local, o comércio justo e a reutilização e troca de bens. Seja lá isso o que fôr. O que me cheira a grupos de ecologistas, ambientalistas, hippies, ganzados, esquerdistas e outra malta com uma relação difícil com as coisas sérias.
É por isso que não vou aderir. Com o subsídio de natal ainda fresco na conta bancária até sou capaz de perder a cabeça e fazer uma extravagância.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Para um funcionário público avesso a avaliações fico espantada com esse reguzijo associado ao 13.º mês.
    Ainda há gente com sorte no meu país, embora cuspam no prato em que comem diariamente, mas afinal de contas somos tugas, nada mais há a dizer...

    ResponderEliminar
  3. Espanto?! Invejazinha é capaz de ser um termo mais apropriado...

    ResponderEliminar
  4. Para além da invejazinha, poderia ter aconselhado a fulana sem identidade a ir aprender Português: que tal ter escrito regozijo.

    ResponderEliminar
  5. Até se poderá aderir ao dia. Afinal no dia seguinte sempre podemos comprar aquilo que não compramos neste dia. Dia sem compras, antes do dia de compras a dobrar. Chegamos ao fim, vai tudo dar ao mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Boa Noite, Kruzes!
    Gostei muito da forma como escrevem os teus posts... tratas de assuntos relevantes( ou não!) de forma leve, irônica, engraçada e sensível( sim senhor! pode-se ser engraçado e sensível ao mesmo tempo!). Não posso negar que cheguei a rir( bastante para ser sincera) de temas sérios e importantes como o caso das piscinas "temperadas"! Os comentários desse post foram um capítulo a parte... tão bons quanto o texto em sí!
    Voltarei mais vezes. Um abraço,
    Nereida

    ResponderEliminar
  7. Desculpe-me Kruzes, mas,deparei-me com um erro de português na minha mensagem que não me deixaria "em paz" ...
    Obrigada pela compreensão!

    ResponderEliminar
  8. Bem agora há dias para tudo...
    Começo já a ficar farta destes "dias de tudo e mais alguma coisa".
    Bem faço eu que quando tenho o dinheiro é que o gasto e comemoro à minha maneira as datas especiais e com as pessoas especiais que merecem.
    Também já recebi o 13º e amei ver a minha conta com 1 ordenadão que era o que eu merecia ganhar todo o santo mês...
    Mas como ganho o que ganho, por mérito próprio e não por enredos, invejas ou "promoções", faz-se pela vida e consegue-se "sobreviver" por conta própria, por mérito e com orgulho.
    MFCC

    ResponderEliminar
  9. Ehehehe logo vem a calhar ter sido num dia em que fiz imensas compras!!!lol um Sábado? Dia sem compras? Deve ser isso... "não gastes hoje o que podes gastar amanhã".

    Já agora, não sei o que é que a avaliação tem a ver com o 13º mês. Foi o Sócrates q deu o 13º aos funcionários públicos? Só atrasados mentais que já não sabem o que hão-de dizer mais...

    ResponderEliminar
  10. ... e até fui jantar fora e tudo!!! À grande!!!!

    ResponderEliminar