quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pérolas a porcos


Num momento particularmente difícil é absolutamente assombroso e constitui para mim um mistério, para o qual não encontro explicação racional, que umas quantas pessoas – muito mais do que é suposto ser o número natural de malucos – se preocupem com assuntos sem importância nenhuma e que no campo das ralações deveriam estar, numa escala de zero a cem, no lugar cento e cinquenta.
Vem isto a propósito de sucessivas ondas de indignação causadas por assuntos menores normalmente envolvendo animais. Primeiro contra a decisão de abater o cão que matou uma criança. A causa motivou um apreciável número de palermas, meteu as habituais petições e envolveu até figuras públicas na discussão quanto à necessidade de preservar a vida do bicho. Depois, serenada a anterior, uma nova polémica surgiu motivada por um vídeo onde é possível vislumbrar um militar da GNR a pontapear um porco que teimava em não abandonar o asfalto, na sequência do tombo do camião onde era transportado. Agressão que deixou à beira de um ataque de nervos os sensíveis frequentadores do facebook, que não tardaram a espalhar pelos seus amiguinhos  as imagens da brutalidade policial.
Está tudo parvo. Só pode. Esta gentalha parece não ter mais nada com que se preocupar. Podiam, digo eu, horrorizar-se com coisas um bocadinho mais importantes. Assim, sei lá, a ausência de paz no mundo, as criancinhas com fome, a extinção do lince na Malcata ou outra causa igualmente nobre. Como a crise do Sporting, por exemplo. Sim, porque convém não elevar muito a expectativas quanto ao nível de problemas que podem interessar a esse pessoal. E depois ainda criticam a jove da mala channel… É pá vão-se mazé catar, ou o camandro!

3 comentários:

  1. Um exagero, sim. Tantas sensibilidade com os bichos e tanta indiferença perante coisas tão mais graves.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Concordo plenamente, e digo mais, a foto do suposto pontapé no porco, não foi mais do que um empurrão, como de resto se pode ver no vídeo que alguém fez, e de onde fizeram a foto! Queriam o quê? Que o guarda pegasse carinhosamente no porquinho ao colo e o puzesse fora da estrada? Quem fez esse video, mais valia ter ido ajudar os guardas, em vez de estar a filmar.

    ResponderEliminar
  3. e no meio de tanta parvoeira conforme dizes...pergunto a mim própria: afinal onde é que este povão coloca os seres da sua espécie? Onde ficará o factor humanidade versus solidariedade?

    Como sabes não ando no Facebook mas leio blogues e não só e actualmente em Portugal preocupam-se mais com um cão (que coitado mal tratado deu no que deu) e essa do porco desconhecia...do que um vizinho com fome ou até de um sem abrigo.

    Petições para tudo...e para nada!!!!

    Subscrevo amigo!

    ResponderEliminar