terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Habemus orçamento


Foi, como se esperava, publicado ontem o Orçamento de Estado para 2013. O documento é – já se sabia – uma merda. Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos continua a lixar os do costume enquanto outros, como igualmente já nos habituamos, vão passando pelas entrelinhas orçamentais sem apertos dignos de grande registo. Ou seja, nada de surpresas que justifiquem o alarido que nas últimas semanas tem ocorrido em torno da promulgação do orçamento ou da sua eventual inconstitucionalidade.
O principal problema é que temos de pagar as dividas. Caso não o façamos ninguém nos empresta um “chavo”. Há, portanto, de sacar dinheiro aos nossos bolsos. De certeza que haveria outras maneiras de o fazer, outras áreas onde cortar e outra gente a sacrificar. O pior é que a “malta” não quer. Acha que devemos continuar a fazer a mesma vidinha que fizemos nos últimos vinte anos e que nos conduziu até esta desgraça. Ou melhor. Até admite que se corte em tudo, desde que não seja afectado. Se as vitimas forem apenas os funcionários públicos, então, a coisa quase atinge o êxtase em termos de concordância.
Quando os mesmos que até há pouco guinchavam contra as reformas douradas se indignam com os cortes nas pensões mais elevadas, quando ninguém levanta a voz contra os milhões que o conjunto das administrações terá estoirado em fogo de artificio ou não falta quem exija que o Estado continue a financiar a overdose cultural em que o país vive, está tudo dito acerca das capacidades intelectuais ou da honestidade com que se discute o Orçamento.
Tenham paciência. Isto vai doer. Bem-vindos ao clube.


1 comentário:

  1. Vai doer sim mas ao mesmos de sempre... e alguma vez Cavaco Silva não promulgaria esta "pouca-vergonha"?

    Enfim...ainda vai dar muito que falar e vamos aguardar os resultados de Fevereiro ou Março e no que é que isto irá dar. Só queria ser mosca para ver os semblantes deles quando virem os enorme lucros que irão ter...

    ResponderEliminar