quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ir (apenas a alguns bolsos) para além da troika



Desde o inicio da intervenção da troika que o PSD anunciou a sua intenção de ir além das medidas que constavam do memorando de entendimento assinado pelo anterior governo. Os portugueses é que não perceberam o que líder dos sociais-democratas queria dizer com tal afirmação. Ou então não ligaram nenhuma. A verdade é que nem nisso o homem cumpriu na totalidade. Se, naquilo que afecta quem trabalha, a ultrapassagem das metas impostas foi feita com toda a tranquilidade e sem medo de greves, manifestações ou protestos diversos, já relativamente àqueles que lhe apertam os calos a criatura piou fininho.
As autarquias locais são disso o melhor exemplo. Escapam à extinção de um número significativo de municípios, recebem o bónus do IMI, que poderá – segundo algumas estimativas - atingir os quatrocentos milhões de euros, em resultado do acréscimo de receita proveniente da reavaliação dos imóveis e não perdem os 175 milhões de euros que o ponto 1.29 do memorando determinava que ia ocorrer em 2013. Em troca - imagine-se o topete - do cumprimento da lei dos compromissos!!!!!! Como se, para cumprir uma lei da república, fosse condição oferecer dinheiro como contrapartida!
É o que dá esta coisa da democracia e de não ser possível suspendê-la por uns anos. As eleições estão quase à porta e para as ganhar, para além de uma boa dose de populismo, são necessários recursos financeiros. Fico, no entanto, tranquilo quanto à maneira como será gasto tanto milhão. Boa mesa e boa música não vão faltar. Os velhotes que o digam lá mais por altura do Natal.

2 comentários:

  1. Tal e qual e esta subscrevo na totalidade...e quem se trama com tudo isto...os mesmos de sempre!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom texto. Cumprimentos.
    joao de miranda m.

    ResponderEliminar