quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ainda que mal pergunte


Para que raio precisa o presidente de uma assembleia municipal de ter um telemóvel de serviço? Para nada, obviamente. As funções de presidente do órgão deliberativo municipal são meramente decorativas e, para além de convocar e presidir às reuniões, não faz mais nada de útil à sociedade. O que, como se calcula com relativa facilidade, não parece envolver a necessidade de dar uso a um telefone móvel.
Ora não terá sido isso que pensou um tal Miguel Relvas. A criatura, quando exerceu o cargo de presidente da assembleia municipal da sua terra, terá tido ao dispor um desses aparelhos e terá feito tantas ou tão poucas chamadas que a conta suportada pelos munícipes lá do sitio ultrapassará os trinta mil euros. Coisa para, em média, durante os dez anos que o homem ocupou o lugar, andar pelo 367 euros por mês. Isto a fazer fé nas noticias recentemente divulgadas acerca do assunto.
Tudo terá, quero acreditar, uma explicação plausível. Se é que, por esta altura, já existe. Seja ela qual for, excluo liminarmente a hipótese de as chamadas envolverem assuntos particulares. Naturalmente coloco fora de questão que um telemóvel de serviço, pago com o dinheiro dos contribuintes seja usado – por este cavalheiro ou por qualquer outro – para tratar de matéria da sua vida privada. Cruzes canhoto! Eu seja careca se tal ideia me passa, sequer de raspão, pela cabeça.
Estou mais inclinado a pensar que o homem convocaria as reuniões por telefone e, para poupar no papel, trataria de ler a acta e demais documentação pela mesma via a cada um dos membros do órgão autárquico a que presidia. O que, bem vistas as coisas, poderá ter representado uma poupança assinalável ao município em questão. E, quem sabe, pode ainda render ao figurão em causa uma licenciatura em ciências da comunicação. Por equivalência. O que se afigura mais do que justo para quem a comunicação não tem qualquer ciência.

2 comentários:

  1. Com tanto tempo passado ao telefone, como é que o home ia ter tempo para se licenciar direito?
    A propósito...tantas horas ao telefone deu quantas equivalências?

    ResponderEliminar
  2. Mais uma a juntar a tantas...

    ResponderEliminar