sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O dever acima de tudo

Por aquilo que transparece das suas aparições nos orgãos de comunicação social, o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, não aparenta ser uma daquelas pessoas que cativa facilmente as audiências. O tom desabrido em que se expressa, o ar de "quem toda a gente lhe deve e ninguém lhe paga" e uma tendência incontrolável para a peixeirada, não farão dele alguém muito popular entre os que o ouvem. O homem tem, no entanto, um frontalidade a toda a prova e uma invulgar capacidade de transformar conversas de taberneiro ou taxista num discurso que as elites, por mais desagrado que lhes cause, são forçadas a ouvir. 
Para o bastonário, em declarações divulgadas hoje, os tribunais portugueses estão transformados num "paraíso para caloteiros e num inferno para os credores" e que essa circunstância constitui a causa principal para que os cidadãos se afastem da Justiça. Não será grande a novidade. Nem, tão pouco, seja coisa que motive o ministro do sector ou o governo no seu conjunto a tomar qualquer espécie de medida. Até porque todos os sinais, desde há largos anos a esta parte, tem sido no sentido de proteger quem não tenciona pagar as dividas contraídas. Instituiu-se uma cultura de impunidade para a qual não se vislumbra uma saída. Actualmente apenas quem é parvo paga aquilo que deve ou a que se compromete e, caso queira esquivar-se ao seu cumprimento, goza da protecção de todo o sistema legal. 
Trata-se de um fenómeno que atravessa transversalmente toda a sociedade e que já deixou de constituir vergonha e humilhação pública como acontecia há poucas décadas atrás. Veja-se o caso de certos figurões que nem sequer se coíbem de ameaçar processar aqueles a quem ferram o cão quando as vitimas da sua irresponsabilidade ganham coragem e têm a ousadia - gente de uma desfaçatez inqualificável - de reclamar aquilo que é seu. Não tardará que coisas destas venham a ser resolvidas de outra maneira. Muito mais rápida e, também, mas eficaz. Enquanto isso não acontece vão-se informando por aqui.

1 comentário:

  1. Li a notícia e uma vez mais... Tiro o meu chapeú a Marinho Pinto e deveriam haver muitos mais como ele que muita coisa mudaria neste país de aldrabões e corruptos! Incomoda? oh se incomoda e quem o quis tirar do cargo bem que engoliu um sapo de grandes dimensões!

    ResponderEliminar